A cirurgia para melhorar os problemas nos pés não é algo novo, o que por sua vez é bastante preocupante é a tendência de passar pela cirurgia apenas para conseguir usar saltos impossíveis quase diariamente.

Alguns meses atrás, o New York Times nos advertia sobre a Cirurgia Cinderela, que consiste em estreitar os pés eliminando os joanetes e movendo o osso do dedão do pé para dentro, e agora é o Daily Mail que informa que cada vez mais mulheres operam os pés por razões estéticas, sendo a prática de encurtamento de dedos umas das mais comuns.

Reduzir dois tamanhos é um dos motivos, bem como o poder de entrar sem problemas nos sapatos de design mais dolorosos. A mensagem parece clara: "Eu quero usar salto alto seja como for, a qualquer preço" e para isso inclusive existe a possibilidade de injetar botox nos dedos e na planta do pé para que atue como almofadas de amortecimento e evite o sofrimento excessivo.

Cirurgia do Horror: Encurtar os Dedos dos Pés Para Usar Salto

O Dr. Ali Sadrieh, podólogo cirurgião em Beverly Hills, fala assim sobre a primeira paciente que lhe pediu para ser operada para usar os sapatos dos seus sonhos:

“Na superfície, parecia pouco profundo. Mas cheguei a ver que ela precisava desses sapatos para projetar confiança, que faz parte da sua pele exterior. Esse é o mundo real”.

É sério? Porque se esse é o mundo real faz você querer sair, especialmente depois de ver algumas fotos de antes, durante e após a intervenção, e considerando que não estão livres de riscos, de fato, vários cirurgiões ortopédicos no Reino Unido afirmam que se trata de um processo muito invasivo, que pode terminar em dores crônicas e impedir o movimento normal das articulações.

Estamos falando sobre cortar, serrar e parafusar os ossos apenas para poder colocar alguns sapatos!

Acreditamos que os cirurgiões deveriam ser os primeiros a proteger a nossa saúde e se recusar a realizar este tipo de práticas (como temos certeza que muitos deles já fazem), mas não é preciso retirar tampouco a responsabilidade daquelas pessoas que os procuram.

Também gostamos de usar saltos altos de vez em quando, mas não além do que pode suportar a dor nos pés. No final do dia, os pés servem para caminhar, correr, saltar, dançar e suportar o peso do nosso corpo todos os dias, não devemos sacrificá-los apenas para usar alguns sapatos.

E você? O que acha?