Embora os ovos não tenham tido uma boa publicidade nos últimos anos devido à questão do colesterol, é importante saber que existem muitos estudos cujas conclusões tendem a ser mais positivas do que negativas.

Por essa razão, é um alimento recomendado e que com ele (gema, clara e até a casca) é possível elaborar diferentes remédios e receitas de beleza natural.

A seguir analisamos de forma mais detalhada a importância do ovo na saúde e quais são os remédios que podem ser preparados.

Propriedades Curativas do Ovo

Embora não haja evidências de que a gema tem um considerável teor de gordura é preciso compreender a que tipo pertence e como influencia a formação do colesterol.

Remédios Caseiros Com Ovos Para Saúde e Beleza

Estima-se que dos quase 3 gramas de gordura presente no ovo, 2 são insaturadas e apenas 1 é saturada. É bom lembrar que as gorduras monoinsaturadas contribuem para elevar o colesterol "bom".

Sempre que este alimento faz parte de uma dieta variada e rica em diferentes grupos de ingredientes de origem animal e vegetal, seu consumo resulta positivo. A Organização Mundial de Saúde declarou como recomendado para a dieta uma proteína com padrão de aminoácidos cuja composição é muito semelhante a do ovo. Isso apoia a ideia de que as proteínas deste alimento são de boa qualidade. Também contém dois carotenoides (luteína e ledixantina) que de acordo com os especialistas são importantes para a saúde dos olhos.

Os ovos são o embrião que abriga uma nova vida, por isso contém todos os nutrientes que precisamos para crescer: ferro, zinco, vitamina A, vitamina D, vitaminas do B e ácidos graxos ômega-3.

Muitas pessoas evitam o seu consumo, porque contêm colesterol, mas se a dieta é de baixo teor de açúcares e gorduras saturadas, o organismo pode compensar. Estudos mostram que o consumo de ovos previne doenças crônicas associadas ao envelhecimento, como doença cardíaca, perda de massa muscular, degeneração da visão, alopecia e falta de memória.

Leia também: "Conheça Os Benefícios dos Ovos Para a Sua Saúde e Como Consumi-los".

Propriedades Que Realçam a Beleza Natural

O ovo é um ingrediente popular na elaboração de preparações para o cabelo e pele. As propriedades do ovo ajudam a nutrição dessas áreas revitalizando-as e dando-lhes uma aparência mais saudável.

A clara de ovo, graças à sua forma e textura, é um ingrediente que se presta para a aplicação de outras substâncias. Por exemplo, a clara batida combinada com outros produtos como ervas aromáticas, iogurte, fruta e óleos, entre outros, ajuda sua fácil aplicação por sua textura "pegajosa".

Uma das máscaras mais fáceis e práticas de utilizar é a que usa o ovo batido aplicado sobre o rosto. Em poucos minutos, a pele cansada adquire mais brilho, tonicidade e firmeza.

Remédios Caseiros Com Ovos

Remédio com ovo para cabelos secos # 1: Bata em uma xícara de água morna um ovo e, em seguida, aplique sobre o cabelo. Dê massagens suaves e depois enxágue com água morna. Não é necessário lavar depois com shampoo.

Remédio com ovo para cabelos secos # 2: Misture 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem com uma gema de ovo até conseguir um tipo de maionese. Aplique sobre os cabelos molhados coloque uma touca de plástico e deixe por 30 minutos. Enxague e lave o cabelo com o shampoo de costume.

Remédio com ovo para osteoporose: Coloque um ovo em um copo junto com o suco de um limão. Deixe repousar por 24 horas. Uma vez passado esse tempo, retire o ovo, filtre o líquido e tome diariamente.

Remédio com ovo para a pele seca: Misture 3 colheres de sopa de iogurte natural, 1 gema de ovo e ½ colher de chá de mel em uma tigela pequena até formar uma pasta consistente e aplique sobre o rosto, pescoço e ombros. Deixe agir por meia hora e, em seguida, retire com abundante água morna.

Remédio com ovo para úlceras: Misture duas claras de ovos batidas com duas colheres de sopa de azeite de oliva. Esta preparação deve ser tomada, de forma distribuída, várias vezes por dia.

Remédio com ovo para rachaduras ou feridas nos seios devido ao aleitamento: Coloque sobre a área afetada a pele interna transparente que cobre a casca dos ovos, deixe agir por 30 minutos e retire. Realize este remédio duas vezes por dia.

Receita Saudável Com Ovo<:>

Omelete Com Ervas
Ingredientes (para 1 pessoa)

  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 40 gramas de manteiga
  • As folhas de um ramo de salsa picada
  • 2 talos de cebolinha (cebola verde) picados
  • Sal e pimenta
  • Salada verde, para acompanhar

Preparação: Quebre os ovos em uma tigela. Adicione o leite, sal e pimenta e bata até misturar os ingredientes. Aqueça uma frigideira em fogo médio forte. Adicione 25 gramas de manteiga e passe pelo fundo e as laterais da frigideira enquanto derrete.

Quanto à manteiga deixe escaldar, despeje o ovo. Mexa com um movimento circular com uma espátula, sem raspar a base. Quando a omelete começar a se ajustar, empurre o ovo cozido para o centro da frigideira com uma espátula. Repita esta operação por 3 minutos, ou até que a omelete tenha selado por baixo, mas ainda estiver um pouco líquida por cima. Disponha a salsa e a cebolinha sobre a omelete. Dobre pela metade com a espátula, cobrindo com as ervas. Deslize para um prato e esfregue com o restante da manteiga. Sirva com salada verde.

Recomendações

  • Saber escolher. Contar com um produto fresco e de boa qualidade é essencial para obter refeições nutritivas e amigas da saúde. Em primeiro lugar, é preciso mencionar a procedência, isto é, a forma como são tratadas e alimentadas às galinhas. Naturalmente, não possuem o mesmo valor os ovos provenientes de animais alimentados com concentrados que os consomem grãos e outros produtos mais naturais. Da mesma forma, convém olhar a data de validade da caixa ou embalagem.
  • Verifique sua frescura. É essencial verificar o frescor de qualquer produto para obter não apenas os nutrientes valiosos, mas um bom sabor. Um dos métodos caseiros mais conhecidos para verificar a frescura do ovo é o que utiliza sua imersão em um copo de água morna. Se o ovo está em ótimas condições afundará até chegar ao fundo e permanecerá em uma posição horizontal. Por outro lado, se o ovo está um pouco velho, flutuará e se localizará na posição vertical. Também é preciso ver se a casca está limpa e sem fissuras.
  • Conserve os ovos. Quando chegamos do mercado com uma caixa de ovos convém refrigerá-los e, assim, estarão em ótimas condições durante doze dias, colocando-os com a parte mais pontiaguda para baixo. A partir do décimo terceiro dia o ovo começa a perder gradualmente suas qualidades e sabor.
  • Como a casca do ovo é uma estrutura porosa que pode ser impregnada com odores intensos de outros alimentos próximos convém tê-los fechados. A luz destrói o seu conteúdo vitamínico, um elemento que deve ser considerado se vão ser guardados em temperatura ambiente.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.