Não há nada mais relaxante do que um banho de água quente? Bem, mas, acredite ou não, este hábito na verdade poderia danificar sua pele.

Em geral, existem dois tipos de chuveiros: o banho rápido, que dura cerca de quatro minutos e serve para lavar as partes essenciais; e o banho relaxante, que dura uma eternidade e quando saímos do banho estamos coloridos como um tomate.

Partindo desta base, podemos deduzir que quanto mais tempo você está sob os efeitos do calor da água, maior dano é gerado na pele. E a isto é preciso adicionar a ação adstringente do sabão, que também faz a sua contribuição para o ressecamento da derme.

Para minimizar o dano que gera o banho na pele e no cabelo é preciso que:

Rotina de Chuveiro Para Uma Pele Mais Saudável

Iniciar a rotina com a escovação do cabelo e esfoliação da pele. Escovar o cabelo faz com que se distribuam os óleos naturais do couro cabeludo e se condicione o cabelo, por sua vez se eliminam os emaranhados e, assim, evitamos ter que desembaraçar o cabelo molhado, que é mais suscetível à quebra.

Em seguida, com uma escova seca deve-se esfoliar o corpo para eliminar as células mortas e promover a circulação do sangue.

Banhos mornos curtos. Quanto mais tempo se permanece no banho e mais quente é a temperatura da água, mais se eliminam os óleos protetores do cabelo e a umidade da pele.

Usar o sabão em partes essenciais. A menos que seja preciso, nem sempre há necessidade de cobrir todo o corpo com espuma do sabão.

Se você não tem sujeira ou se fez exercício, o melhor é deixar o peito, barriga, braços e pernas livres de sabão e focar na limpeza das áreas que produzem a maior parte de suor como são as axilas, virilha, entre as nádegas, pés, dedos dos pés e sob o peito.

Leia também: "Óleo de Moringa: Benefícios Para Saúde e Beleza".

Barbear-se ao finalizar o banho. Para reduzir as probabilidades de pelos encravados é preciso esperar pelo menos cinco minutos antes de barbear a pele.

Isto dá aos poros a oportunidade de se abrirem e de amaciar os pelos, para facilitar sua remoção. Mas cabe esclarecer que a água deve estar morna, não quente, porque do contrário os folículos se inflamarão e se conseguirá o efeito oposto.

Lavar-se em ordem. Cabelo, corpo, rosto. Esta é a ordem que deve ser seguida. A partir do momento em que uma pessoa entra no chuveiro, os poros começam a se abrir e o sebo que contém começa a se liquefazer.

Se você lavar o rosto antes de aplicar o shampoo, os poros ficam completamente limpos e livres de sebo.

O problema é que quando escorre a espuma do shampoo sobre o rosto, é possível obstruir os poros, já que não é um produto concebido para a pele facial.

Não seque esfregando. O secar fortemente o corpo após o banho pode piorar o ressecamento, o ideal é retirar a umidade dando palmadas suaves com um movimento para cima e para baixo, como se a pele estivesse queimada pelo sol.

Hidratação. Usar um creme hidratante após o banho é sempre uma boa ideia, mas também podem ser usados óleos naturais, como óleo de coco, óleo de amêndoas doces e azeite de oliva.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.