Você é uma daquelas pessoas que não consegue comer qualquer coisa na parte da manhã? Descubra neste artigo porque é importante começar o dia bem alimentado e como isso pode te ajudar a perder peso.

Com certeza desde pequeno você ouviu dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? A verdade é que esta declaração faz muito sentido, já que o corpo precisa de diferentes nutrientes para lidar com todas as atividades do dia, sem falhar.

Mas, além de fornecer ao organismo desde a manhã suficiente material para que elabore a energia que precisa, obterá o benefício de que no meio da manhã não precisará de alimento novamente, e te ajudará a não ingerir calorias nem carboidratos demais.

7 Alimentos Para Ativar o Metabolismo Pela Manhã

Os especialistas no assunto dizem que o segredo para acelerar o metabolismo pela manhã é incluir alimentos saudáveis, de fácil digestão e de baixo teor de gordura, no café da manhã.

Em suma, você tem a opção de:

  • Alimentar-se de forma nutritiva e equilibrada para enfrentar o dia energizado e equilibrado.
  • Não tomar café da manhã ou se alimentar com lanches e bebidas estimulantes para em pouco tempo se sentir fraco, cansado, com fome e ansioso.
    Para evitar ter de comer no meio da manhã, acumular peso e, pelo contrário estimular o metabolismo, nada melhor do que escolher cuidadosamente os alimentos que vai incluir em seu café da manhã. Você não tem ideia de quais podem ser? Veja na seguinte lista.

Leia também: “Dieta da Sopa Para Queimar Quilos Extras”.

Alimentos Para Ativar o Metabolismo Pela Manhã:

1. Os ovos São uma grande fonte de proteínas, óleos ômega-3, vitamina B e aminoácidos, que fornecem a energia necessária para ativar os músculos para trabalhar durante o dia. Os ovos também contêm ferro e cromo. O primeiro estimula e aumenta o metabolismo e, por outro lado, o cromo regula os níveis de açúcar no sangue, ajudando a mantê-lo satisfeito por mais tempo. No café da manhã é comum consumi-los: duros, mexidos ou cozidos. Qual é a sua maneira favorita de consumi-los?

2. A aveia Existem muitas razões para comer a aveia no café da manhã, de acordo com alguns estudos, pode ser muito boa para o coração e por seu alto teor de fibra, também colabora para manter mais satisfeito o estômago durante o dia. Além disso, pode te ajudar a reduzir o colesterol.

Para o café da manhã, uma boa ideia pode ser consumir a aveia com um pouco de linhaça, com frutas, com iogurte ou frutos secos na granola.

3. Iogurte, leite e queijo Os produtos lácteos com baixo teor de gordura fornecem uma grande quantidade de proteínas, que ajudam a aumentar o metabolismo naturalmente. Além disso, aliviam a digestão, evitando males estomacais e doenças gastrointestinais.

4. O abacate É um alimento famoso por seu alto teor de gorduras saudáveis, especialmente em gorduras monoinsaturados, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras e cromo. Estes nutrientes te ajudarão a mantê-lo cheio por mais tempo e estimular o metabolismo para que funcione de forma mais rápida.
Durante o café da manhã, uma boa porção para consumir é um quarto de abacate.

5. Frutas e verduras As frutas fornecerão ao seu café da manhã as vitaminas necessárias para te dar um impulso extra de energia pela manhã. Por outro lado, também é conhecido o seu elevado teor de fibras e antioxidantes; dois componentes essenciais que o metabolismo precisa para fazer o seu trabalho de forma eficaz.

Quanto às verduras, no período da manhã, especialmente em dias quentes, ele pode ser uma boa ideia consumir alguns tomates, pepinos e cenouras na salada de manhã, polvilhada com suco de limão para um impulso extra de vitaminas e sabor.

6. Cereais integrais Quando você quiser queimar mais calorias durante o dia, nada melhor do que consumir uma boa porção de grãos bem cedo no início da manhã. São uma excelente fonte de nutrientes e também um incrível acelerador do metabolismo, já que atendem as necessidades de carboidratos complexos e proteínas para o organismo durante todo o dia.

7. Batidos verdes Estes saborosos e nutritivos preparados conseguem manter o nível de açúcar no sangue estável, devido aos altos níveis de cromo e fibra que contêm. Por outro lado, promovem a magreza e melhoram a digestão, já que é basicamente alcalino, o que mantém o metabolismo saudável.
Por serem ricos em clorofila, também ajudam a desintoxicar o corpo. Para preparar um batido facilmente, coloque algumas folhas de espinafre em um liquidificador, um raminho de aipo, algumas bagas e leite ou iogurte para a proteína. Adicione um pouco de stevia, se você preferir, bata tudo e beba!

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.