A seleção diária dos alimentos que vamos ingerir apresenta a oportunidade de conseguir alguns pontos nutricionais saudáveis, saborosos e cheios de antioxidantes, nos diz a Clínica Mayo.

Por que é preciso prestar atenção aos antioxidantes? A resposta é que ajudam a minimizar o impacto de três radicais livres, que são bio-produtos instáveis do metabolismo celular normal. Os radicais livres estão presentes no ambiente, na exposição à luz do sol, na poluição ambiental e no fumo do cigarro.

Os radicais livres causam danos nas células e nos tecidos mediante um processo conhecido como oxidação. O dano causado pode desempenhar um papel no desenvolvimento de algumas doenças diferentes como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e determinadas condições dos olhos.

Alimentos Com Antioxidantes Benéficos

Leia também: "O Que São Antioxidantes e Radicais Livres?"

Mais detalhes sobre vários alimentos com alto teor de antioxidantes, entre eles, os seguintes:

  • As bagas: as bagas coloridas, especialmente as amoras e os morangos parecem ser benéficos para o coração. As investigações sugerem que estes frutos podem reduzir a pressão arterial e, eventualmente, influenciar sobre a saúde dos vasos sanguíneos.
  • Cúrcuma: é uma especiaria e o ingrediente principal na preparação do curry. Acredita-se que a cúrcuma possui propriedades antioxidantes, porque é capaz de reduzir o inchaço e a inflamação. Os resultados preliminares das pesquisas sugerem que a cúrcuma pode prevenir o câncer e, possivelmente, retardar a propagação do mesmo no corpo.
  • As verduras crucíferas: esta família de verduras inclui brócolis, couve-flor, acelga, couve de Bruxelas, couve e nabos. As investigações sugerem que estes alimentos exercem um efeito protetor porque protegem contra o câncer de próstata, de pulmão e de cólon e reto.
  • Milho: costuma ter uma má reputação como gramínea rica em amido, mas o milho amarelo e inclusive a farinha de milho contêm algumas substâncias conhecidas por sua forte atividade antioxidante e anti-inflamatória.

A maneira mais segura de aumentar os níveis dos antioxidantes é através dos alimentos, em vez de através de suplementos. Alguns suplementos com altas doses de antioxidantes, entre eles, o betacaroteno, vitamina A e vitamina E, têm sido ligados a altos riscos para a saúde, inclusive com maior risco geral de mortalidade. No entanto, não surgiu até o momento nenhuma preocupação sobre os antioxidantes consumidos através dos alimentos.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.