Como estamos em nosso site de Saúde, para ter ossos fortes e saudáveis são fundamentais dois nutrientes: cálcio e vitamina D. Por isso, neste artigo vamos ver quais são os alimentos ricos em cálcio.

Benefícios do Cálcio Para a Saúde

Por um lado, o cálcio é um mineral necessário para formar e manter ossos e dentes fortes. Não é a sua única função, porque também estão envolvidos no controle muscular, circulação sanguínea e bom funcionamento do coração e dos nervos.

Foi demonstrado em vários estudos que uma ingestão insuficiente de cálcio origina, em longo prazo, um enfraquecimento dos ossos, uma diminuição da densidade óssea e, por conseguinte, um maior número de lesões e fraturas. Apesar da sua importância, a maioria de nós não toma a quantidade necessária de cálcio para que os ossos cresçam e se mantenham saudáveis sempre. É por isso que temos de estar conscientes sobre os cuidados e a saúde dos nossos ossos, já que estamos falando sobre a estrutura que nos mantém, que suporta todo o nosso peso e protege os órgãos e outros tecidos moles, além de nos permitir nos movimentarmos.

Alimentos Ricos em Cálcio

Em uma grande porcentagem, os ossos são compostos de cálcio, por isso é vital levar uma dieta equilibrada, rica em alimentos com cálcio. Assim, estaremos prevenindo e mitigando os efeitos da osteoporose, além de outras doenças. O consumo de cálcio deve ser sempre acompanhado de vitamina D, já que é necessária para que o nosso corpo absorva o cálcio que administramos. A deficiência desta vitamina faz com que o nosso corpo recorra às reservas de cálcio, que estão nos ossos, fazendo com que enfraqueçam e se tornem mais frágeis.

Nos próximos dias, falaremos das principais fontes de vitamina D, mas hoje queremos falar sobre os alimentos ricos em cálcio são muito importantes para qualquer pessoa, especialmente as mulheres, já que é o grupo mais afetado pela osteoporose.

Alimentos Ricos em Cálcio

  • Produtos lácteos: são os reis do cálcio. Neste grupo se encontram o leite e todos os seus derivados: iogurte, queijo ou manteiga. Como se isso não bastasse, também contêm vitamina D, por isso sua ingestão também nos ajuda a uma melhor absorção do cálcio.
  • Espinafre, brócolis e figos: estamos diante de três alimentos de origem natural que mais contêm cálcio, além de uma série de outras vitaminas e nutrientes, por isso seu uso não pode ser mais recomendado para uma boa saúde.
  • Frutos secos: amêndoas, avelãs e nozes são ricas em cálcio, embora deva ser levado em conta que também carregam uma grande ingestão calórica, por isso não se deve abusar.
  • Soja: uma ótima opção para aqueles que são intolerantes à lactose, pois é uma das principais fontes de cálcio que existe.
  • Gergelim: além de ser uma excelente fonte de cálcio, também é um grande aliado do nosso coração, já que é muito bom para reduzir o colesterol ruim no sangue. Para termos uma ideia, 100 gramas de gergelim contêm a quantidade diária recomendada para um adulto de cálcio (1500 mg).
    • Além disso, você vai encontrar informações adicionais sobre o que nos fornece o cálcio neste outro artigo: “

    A Importância do Cálcio Para os Ossos