As vitaminas do grupo B são essenciais para o seu organismo. Proporcionam a energia que o corpo precisa durante o dia, também ajudando a formar os glóbulos vermelhos. A deficiência de algumas dessas vitaminas poderia causar algumas doenças.

Alimentos Ricos em Vitaminas do Grupo B:

Nestes alimentos você poderá encontrar as principais vitaminas do grupo B:

Vitamina B1 (tiamina). É muito importante para a transformação dos açúcares. Graças à ela o seu sistema nervoso central funciona corretamente. Também participa na criação de DNA. Pode ser encontrada em alimentos como pão integral, peixe, ovos, leite e seus derivados, nozes, legumes, etc.

Alimentos Ricos Em Vitamina B

Vitamina B2 (riboflavina). É responsável por manter o equilíbrio do sistema imunológico. Absorve as gorduras, as proteínas e os carboidratos dos alimentos, convertendo-os em energia. Pode ser encontrada no fígado, queijo, cogumelos, cereais, verduras cozidas, etc.

Vitamina B3 (niacina). Intervém na produção de energia mediante os alimentos que ingerimos. Você pode encontrá-la nos peixes, carnes, ovos, batatas ou arroz.

Vitamina B5 (ácido pantotênico). Ajuda a queimar mais gorduras e carboidratos. Alguns dos alimentos nos quais é possível encontrá-la são verduras, ovos, frango ou abacate.

Leia também: "Vitamina B – As Principais Funções da Vitamina B".

Vitamina B6 (piridoxina). É benéfica para o aumento do tamanho muscular, participando no crescimento e na reprodução das células e glóbulos vermelhos. Você encontrará a piridoxina em alimentos como peixes, cereais, laranjas, feijão verde, bananas, etc.

Vitaminas B7 e B8 (biotina). A biotina transforma em energia as gorduras, proteínas e carboidratos. É encontrada nos alimentos como carne de porco, ovos ou chocolate amargo.

Vitamina B9 (ácido fólico). Fundamental na regeneração celular. Você a encontra em frutas cítricas, lentilhas, etc.

Vitamina B12 (cobalamina). É uma vitamina fundamental por sua importante contribuição para o funcionamento do sistema nervoso central, do cérebro e do trato gastrointestinal. É encontrada em alimentos como carnes, frutos do mar, laticínios, etc.

Não se deve esquecer que as vitaminas do grupo B são solúveis em água, o que significa que o corpo não pode armazená-las e devem ser reabastecidas diariamente.

Além disso, estas vitaminas ajudam o crescimento e as funções do metabolismo para que possamos assimilar os alimentos. Com um correto equilíbrio nutricional é possível cobrir às necessidades de todas essas vitaminas do grupo B. Agora você já sabe onde encontrá-las!