Com o bom tempo que se aproxima, as frutas amadurecem ao sol de uma maneira espetacular e começa uma temporada aonde chegam frutas suculentas e deliciosas. Entre elas, estão as ameixas, essa fruta redonda de várias cores e que costumam ser ácidas com um toque doce.

Quanto madura, é claro, mais doces são. Mas nós apenas a consumimos por sua doçura e frescura? Uma fruta tão simples como a ameixa esconde uma série de vantagens no momento de comê-la, que nós desconhecíamos. Em Saúde Dicas vamos mostrar a verdade sobre as ameixas, suas propriedades e benefícios.

Ameixas. Com a quantidade de açúcares que possui em seu interior, não é de estranhar que sejam populares entre os amantes de produtos naturais, por cada cem gramas desta suculenta fruta, existe cerca de dez gramas de açúcares. Felizmente, são açúcares naturais que te enchem com a energia que você precisa ao longo do dia, comendo um par de peças por dia. Além disso, por não possuir gorduras, você não tem que se preocupar com o seu consumo, a não ser que decida se alimentar a base de ameixas.

Ameixa: Propriedades e Benefícios

Provém da árvore ameixa, que é uma das várias espécies que provém de um mesmo subgênero. A ameixa se considera uma drupa, que é um fruto carnoso com uma única semente rodeada por um corpo lenhoso. Porque, como você vê, ao terminar de comer a ameixa, você pode ver uma semente áspera e irregular, mas não é a semente em si, mas uma espécie de exoesqueleto.

A ameixa, graças à sua simplicidade, pode ser cultivada em quase qualquer lugar do mundo, desde que a temperatura durante o seu crescimento seja quente. Dependendo da sua reprodução e da variedade e do tempo de amadurecimento, podem ser verdes e ácidas, também amarelas, vermelhas e pretas, que costumam ser mais doces, especialmente as pretas, cuja carne é a mais macia.

Leia também: "Ameixa Seca – Propriedades e Benefícios da Ameixa Seca".

Propriedades da Ameixa:

Possui propriedades laxativas e também muito eficazes, já que seus efeitos costumam ser leves ou mais intensos, dependendo da quantidade ingerida. Se você comer um par de ameixas, consumirá bastante fibra, mas se você tomar um suco de ameixa, provavelmente, tomará mais do que precisava e observará seus efeitos imediatamente.

Colaboram na luta contra a anemia, já que têm um alto teor de ferro, especialmente as mais escuras e vermelhas. São antitussígenas e expectorantes, por isso são recomendadas em épocas de resfriados ou gripes. Também são recomendadas para aqueles que fumam e têm dificuldades para respirar.

São ricas em vitamina C para o sistema imunológico, especialmente as amarelas e ricas em vitamina A para os olhos, especialmente as vermelhas e dependendo das suas necessidades, você pode escolher aquelas que mais gosta e precisa. Todas têm altas doses de vitamina E, um poderoso antioxidante, por isso ajudará a manter a pele e o corpo por muito mais jovem.

São ricas em potássio, mas não em sódio, por isso, são recomendadas em uma dieta de emagrecimento, porque ajudam a controlar o peso, sem colocar em risco a pressão.

Benefícios das Ameixas:

Os benefícios das ameixas são bastante variados porque têm tantas propriedades naturais que te farão planejar incluir em seu cardápio diário um par de ameixas para desfrutar dos seus benefícios em todos os momentos.

Diabetes: Luta contra a diabetes de forma natural. Apesar do seu elevado teor de açúcar, estudos recentes têm demonstrado que o consumo de extratos de ameixas ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, auxiliando o organismo a não se tornar resistente à insulina e poder fazer o efeito que deve fazer. Reduz os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue.

Ossos. É rica em um composto chamado Boro, que ajuda na formação de tecido ósseo e também é rico em magnésio, o qual também é benéfico porque contribui para a contração muscular. Nestes casos, ajuda a prevenir a osteoporose. Graças à sua vitamina A, melhora a visão, mas também ajuda o crescimento forte dos ossos. É extremamente adequada para as crianças e adolescentes.

Sistema Digestivo: Como vimos, é uma grande aliada contra a prisão de ventre, pela quantidade de fibra que possui e, dependendo da quantidade que você consome, poderá notar os seus efeitos, mais cedo ou mais tarde. Também é rica em sorbitol, que é um tipo de açúcar natural, que se despeja como um extrato nos chicletes sem açúcar, para adoçar, mas que as ameixas possuem de forma natural. Este componente também tem efeito laxante, de fato, se você olhar em muitos pacotes de chiclete, mostra uma informação onde dizem que o excesso desse chiclete, tem um efeito.

Pele: O consumo regular desta fruta ajudará a mantermos a pele mais jovem e firme, também, ajudará a nossa pele a criar barreiras contra os agentes patógenos da rua e os radicais livres que todos os dias atravessam a nossa pele. É um poderoso antioxidante e é rico em flavonoides, que são os responsáveis pelo fortalecimento da pele.

O consumo é recomendado no verão, se você deseja ter a pele morena, já que graças à sua vitamina A, ajuda a pele a se adaptar à temperatura e potência do sol, ajudando a tingir a pele, de maneira natural, mas de uma forma protegida.

Leia também: "Ameixa: Remédios Caseiros Com Ameixa".

Como Consumir as Ameixas

Existem várias maneiras de consumir as ameixas, tudo depende da aceitação que você tenha e do quanto você gosta da fruta.

Você sempre poderá desfrutar de uma sobremesa, uma guloseima deliciosa se a come como tal, mas tenha cuidado, não retire a pele. A ameixa deve ser consumida inteira, se você quer ter todas as suas propriedades, especialmente à fibra. Outra maneira de comê-la e incluí-la em seus pratos, em saladas frias ou em molhos como acompanhamento de algumas carnes ou nos aperitivos, como com queijos.

Mas se você quiser desfrutar do seu sabor natural, de maneira muito simples é em forma de geleia, todas as manhãs, sobre as torradas. Ajudará-te a despertar e terá um despertar dos mais doces e saudáveis.

Agora que você já conhece os benefícios das ameixas, provavelmente, neste verão, elas estarão mais vezes na sua mesa do que de costume, adornando pratos, lanches e sobremesas variadas. E as ameixas, com as suas propriedades e benefícios, vão se converter em uma das protagonistas do verão.