Rica em proteínas, minerais como ferro ou zinco e com uma significativa fonte de vitamina B1, a carne de porco se converte em um dos principais aliados para a nossa saúde e ingrediente fundamental para incluir em qualquer etapa da vida.

Até não muito tempo atrás, a carne de porco se mantinha no mesmo departamento que a bovina ou ovina ao ser considerada carne vermelha. No entanto, a União Europeia se referiu a ela recentemente como carne branca por apresentar, entre outras coisas, propriedades e características muito semelhantes às de frango.

Quais Benefícios nos Oferece a Carne de Porco?

Enquanto as carnes bovina e ovina são dominadas por fibras de cor vermelha, envolvendo toda a sua estrutura muscular, no caso da carne de porco, essas mesmas fibras são de cor esbranquiçada, para não mencionar que encontramos menos tecido conjuntivo em sua musculatura do que nas primeiras. Mas além destas características mais visíveis, podemos destacar muitas outras a nível nutricional. Neste sentido, podemos nos referir em primeiro lugar ao seu teor de gordura, que em determinadas partes do animal é tão ridículo que é inferior a 2%.

Benefícios da Carne de Porco Para a Saúde

Ao contrário do que acontece com a carne vermelha, a carne de porco apresenta uma percentagem de ácidos graxos saturados muito mais reduzidos. É preciso lembrar que para o seu adequado funcionamento, nosso organismo necessita de um fornecimento constante dos chamados ácidos graxos essenciais, um tipo de gordura necessária para sintetizar o resto. Cerca de 70% da gordura pode ser eliminada sem maiores complicações dado que é subcutânea. O que significa este último? Simplesmente que podemos saborear diferentes cortes de carne com um teor de gordura muito escasso.

Leia também: "Vantagens e Desvantagens de Comer Carne de Porco".

Por outro lado, nos encontramos diante do alimento de origem animal de maior teor de vitamina B1, benéfica para a saúde cardiovascular, assim como para metabolizar os carboidratos e produzir energia. Ao mesmo tempo, apresentam em sua composição nutricional importantes doses de niacina e riboflavina que contribuem para o correto funcionamento do nosso sistema nervoso.

Esta vitamina também está envolvida no metabolismo de carboidratos, melhora a capacidade mental e de aprendizagem e converte os alimentos em energia.

Da mesma forma, temos que destacar a presença de outras vitaminas como a B6 e B12, que afetam o adequado funcionamento do nosso sistema imunológico para fortalecer nossas defesas diante de qualquer ameaça exterior.

Quanto aos minerais da carne de porco chegam a representar 1% do seu peso, temos que destacar a presença de ferro, ideal para o tratamento de casos de anemia e fadiga, e de zinco necessário para a síntese de proteínas, colágeno, como protetor do fígado. Juntamente com os dois últimos destacamos o fósforo e o potássio, ideais para regular a pressão arterial.

Tal e como foi dito nas linhas anteriores, a carne de porco é ideal para incluir em qualquer fase da vida. No caso das crianças, esse alimento pode ajudá-las a melhorar o seu desenvolvimento cognitivo por sua contribuição de ferro e contribuir para o metabolismo energético normal por seu teor de vitamina B1.

Por outro lado, os adolescentes encontraram na carne de porco seu melhor aliado para receber o nível de proteína que seu corpo precisa, dado que nesta etapa, seu organismo se encontra imerso em uma contínua síntese e mudança proteica. Durante a gravidez, é igualmente essencial, porque o fornecimento de vitamina B12 da carne de porco ajudará no processo de divisão celular e na formação normal de glóbulos vermelhos.

Por fim, na etapa do envelhecimento, temos de tomar uma série de medidas preventivas para melhorar a saúde do nosso coração, algo que contribui a vitamina B1 da carne de porco. Insignificantes tampouco são os benefícios que nos proporciona o potássio, presente na composição nutricional para regular os níveis de pressão arterial.

E você? Costuma incluir a carne de porco em sua dieta diária?

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.