Embora haja muita discordância sobre as necessidades de gorduras na nossa dieta, todos os especialistas concordam que o azeite de oliva, especialmente se é extra virgem, é muito bom para a saúde. Veja mais em "Propriedades do Azeite de Oliva Para a Saúde".

Propriedades Benéficas do Azeite de Oliva Para a Saúde

Queremos fazer uma revisão de alguns dos principais benefícios do azeite de oliva para a saúde. Nesta primeira parte do especial trazemos cinco propriedades que te convencerão da idoneidade do uso do azeite de oliva de forma habitual na cozinha.

  • O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis.

O azeite de oliva é um óleo natural que se extraí das azeitonas, o fruto oleoso da oliveira. Cerca de 24% deste tipo de óleo está saturado de gorduras e ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.

Benefícios do Azeite de Oliva

Mas a boa notícia é que quase 75% do ácido graxo predominante no azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico, que é extremamente saudável. Este ácido oleico ajuda a reduzir a inflamação, e pode ter efeitos benéficos sobre os genes relacionados com o câncer.

  • Contém grandes quantidades de antioxidantes.

É comprovado por inúmeros estudos que o azeite de oliva virgem é muito nutritivo. Além dos ácidos graxos benéficos, contém pequenas quantidades de vitaminas E e K. Além disso, está carregado também com antioxidantes de grande alcance. Estes são biologicamente ativos e podem ajudar a combater doenças graves, como doenças cardíacas e neurodegenerativas.

  • O azeite de oliva tem importantes propriedades anti-inflamatórias.

A inflamação crônica é considerada uma das principais causas de muitas doenças, como o câncer, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, diabetes, doença de Alzheimer, artrite e inclusive a obesidade.

O azeite de oliva acredita-se que reduz a inflamação, sendo este um dos seus principais benefícios. A chave nestes efeitos anti-inflamatórios é Oleocanthal, que tem demonstrado funcionar de modo semelhante ao ibuprofeno, um fármaco anti-inflamatório amplamente utilizado. Também existem vários estudos que indicam que o próprio ácido oleico do qual falamos acima ajudaria a reduzir os níveis significativos de marcadores inflamatórios. Finalmente, os antioxidantes do azeite de oliva podem inibir alguns genes e proteínas que produzem inflamação.

  • Ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais.

O acidente vascular cerebral é provocado por uma perturbação do fluxo sanguíneo para o cérebro, seja devido a um coágulo de sangue ou sangramento. Após a doença cardíaca, é a segunda causa mais comum de morte nos países desenvolvidos.

Tem sido amplamente estudada a relação entre o azeite de oliva e o risco de acidente vascular cerebral. Pesquisas recentes têm mostrado que o azeite de oliva é a única fonte de gordura monoinsaturada associada com um menor risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

  • O azeite de oliva protege contra as doenças cardíacas.

Como discutimos anteriormente, a doença cardíaca é a causa mais comum de morte em todo o mundo. No entanto, há décadas foi verificado que a doença cardíaca tem muito menor incidência nos países mediterrâneos. Isso levou a investigar a dieta mediterrânea, que agora sabemos que reduz significativamente o risco de sofrer doenças cardíacas.

O azeite de oliva extra virgem é uma parte essencial desta dieta, e protege o coração através de inúmeros processos e mecanismos: reduz a inflamação, protege contra o colesterol ruim, melhora a função do revestimento dos vasos sanguíneos e pode ajudar a prevenir a coagulação sanguínea indesejada. Também tem sido demonstrado que ajuda a reduzir a pressão sanguínea, que é um dos principais fatores de risco para a doença cardíaca e morte prematura.

Em última análise, centenas de estudos demonstraram que o azeite de oliva extra virgem tem poderosos efeitos benéficos sobre o coração.

Para mais informações, não deixe de ler também "Azeite de Oliva Bom Para a Saúde".

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.