Propriedades Antioxidantes dos Brócolis

Os brócolis têm uma grande importância sob o ponto de vista nutricional, já que contém uma elevada quantidade de vitaminas (vitamina A, betacaroteno, niacina, vitamina B1, B2, B6, E, ácido fólico e vitamina C). Na verdade, considera-se como a grande super verdura pelo número de nutrientes que fornece.

Seu alto poder antioxidante se deve principalmente ao betacaroteno, isocianatos e vitamina C. Todos eles são antioxidantes que nos protegem dos radicais livres, que causam os processos de envelhecimento.

Sua intensa cor verde é indicador do seu alto teor de pró-vitamina A (principalmente em forma de betacaroteno), que fortalecem o nosso sistema imunológico. Nos brócolis, o betacaroteno é armazenado principalmente nas florzinhas.

Brócolis: Antioxidante, Depurativo, Saciante, Preventivo do Câncer e Fortalecedor das Defesas

Também fornece elevadas quantidades de vitamina C, até o ponto que uma porção de 200 gramas contém mais de três vezes as recomendações diárias de vitamina C. A vitamina C tem poder antiviral e melhora a saúde cardiovascular.

Também contém luteína, um antioxidante importante para a saúde dos olhos e grande quantidade de glucosinolatos, por isso, são atribuídos efeitos anticancerígenos.

Propriedades Depurativas e Saciantes do Brócolis

Os brócolis é uma fonte muito importante de fibras, recomendada em dietas de baixa caloria onde exista uma melhor relação de fornecimento de nutrientes a partir do baixo consumo de energia.

Levando em conta que os brócolis não contêm gordura e que nos fornecem uma quantidade significativa de fibras (3 gramas por cada 100), é um bom aliado para saciar o nosso apetite sem aumentar a quantidade de calorias ingeridas por seu baixo valor energético.

Seus poderosos antioxidantes ajudam o organismo a reduzir a quantidade de certas bactérias do estômago, prevenindo as infecções gastrointestinais. As proporções de enxofre presentes nos brócolis também lhe conferem propriedades antimicrobianas e inseticidas.

Experimentos realizados “in vitro” mostraram que o sulforafano, substância presente nos brócolis, é um composto altamente eficaz para eliminar as bactérias Helicobacter pylori, o organismo causador da maior parte das úlceras gástricas, mas também de grande parte dos tumores do estômago.

Preventivo do Câncer

Os brócolis são considerados como um dos vegetais com um efeito protetor contra diversos tipos de câncer: pulmão, próstata, mama, endométrio, útero e tumores relacionados ao trato gastrointestinal (estômago, fígado, cólon). O Instituto Nacional do Câncer sugere que poderia ser um importante preventivo, responsável por conduzir certas enzimas que ajudam a desintoxicar o organismo.

As razões deste efeito preventivo de câncer se devem ao seu alto teor de nutrientes antioxidantes (betacaroteno e vitamina C), fibras (solúveis e insolúveis) e substâncias fotoquímicas (glucosinolatos/isotiocianatos/indóis), entre os quais se destaca o sulforafano (isotiocianato) e o indol-3-carbinol (indol), que atuam aumentando a atividade de certas enzimas cuja função é eliminar do organismo algumas substâncias cancerígenas ou bloquear a sua ação em nosso organismo.

O sulforafano é um agente muito potente para combater o câncer que se encontra presente nos brócolis. Pesquisadores da Universidade de Ilinóis demonstraram que com "três a cinco porções por semana de brócolis é o suficiente para ter um efeito preventivo contra o câncer".

Além disso, os brócolis também contêm quercetina, um flavonoide, que atua como um anti-inflamatório e parece diminuir o crescimento de alguns tipos de câncer, como o ácido fólico (amplamente presente neste vegetal), que protege contra o câncer do cólon e do colo do útero.

Uma alimentação rica em frutas e legumes ajuda a manter um sistema imunológico saudável, por isso, se adicionarmos os brócolis a nossa dieta acrescentará uma nova arma contra o câncer e um novo caminho para a prevenção e cuidado com a nossa saúde.

Fortalece as Defesas

Os brócolis é o vegetal com maior valor nutritivo por unidade de peso comestível, razão pela qual é conhecido como a super verdura. Recomendado para ser consumido por todas as idades é particularmente adequado para:

  • 1. Mulheres grávidas, por seu alto teor em ácido fólico.
  • 2. Para favorecer o bom estado da pele e das mucosas devido a suas propriedades antioxidantes e antienvelhecimento da pele.
  • 3. Na menopausa, já que contém cálcio e atua como um fito estrógeno.
  • 4. Para evitar sangramento pelo seu teor de filoquinona (principal fonte de vitamina K).
  • 5. Para dietas de emagrecimento porque nutre e fornece muito poucas calorias.
  • 6. No caso de hipertensão e colesterol elevado, porque atua sobre o fígado, reduzindo o transporte de colesterol até os tecidos e minimiza o risco de formação de trombos.
  • 7. Para as pessoas convalescentes e anêmicas por sua contribuição em ferro e ácido fólico.
  • 8. Para proteger o sistema digestivo da bactéria Helicobacter pylori, a principal causa de gastrite e úlceras.
  • 9. Para desintoxicar o nosso organismo, já que os fitos nutrientes dos brócolis fazem aumentar a produção de enzimas depurativas.
  • 10. Prevenção de cataratas, já que o caroteno e a luteína reduzem em 23% o envelhecimento e a degeneração macular, evitando uma redução da lesão ocular completa.
Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.