O sal marinho é uma adição deliciosa e elegante para os alimentos quando o colocamos sobre saladas, sopas e ovos, ou quando utilizado para temperar a carne antes de grelhar, ou se usa para terminar com verduras assadas. Às vezes, pode nos custar uma fortuna para comprá-lo em supermercados de alta qualidade ou lojas de especiarias especiais. Então, por que não tentar fazer o seu próprio? A lista de ingredientes é bastante curta e o resultado é delicioso e muito mais barato do que qualquer pacote que você pode comprar hoje em dia. A seguir em Saúde Dicas: Como fazer sal marinho de forma caseira.

A ideia para fazer um bom sal marinho é a de utilizar uma colher de chá de aromatizante por cada ¼ de xícara de sal. É melhor usar sal grosso, porque têm melhor textura e aparência. Estas são outras receitas sobre como fazer sal de forma caseira:

Como Fazer Sal Marinho de Forma Caseira

1. Sal de Ervas com Infusão:

Esta é uma receita simples que inclusive é usado na cozinha italiana. Você precisa:

  • 1 xícara de sal marinho fino.
  • 1 colher de sopa de cada uma das seguintes ervas frescas, cortadas finamente: tomilho, orégano, manjericão, alecrim, sálvia.
  • 2-3 folhas de louro.
  • 1 dente de alho grande, descascado.

Coloque as folhas de louro e o alho em um palito. Misture o sal e as ervas bem em um frasco de vidro com tampa; incorpore o espeto no sal. Deixe repousar a mistura em temperatura ambiente durante uma semana, agitando o frasco bem todos os dias.

Depois de uma semana, desfaça o espeto de alho. Você deve manter o sal em um lugar fresco por 3-4 meses; o sabor se aprofundará ao longo do tempo.

2. Sal Cítrico Infundido:

Corte tiras de casca de limões, limas ou laranjas. Você também pode ralar a casca grossa. Deixe-as secar lentamente em um forno à temperatura mais baixa. Uma vez que estejam totalmente desidratadas, misture bem com sal utilizando 1 colher de chá, recomendada na proporção de ¼ de xícara.

Leia também: "Reduzir o Sal das Refeições Para Evitar a Retenção de Líquidos e a Pressão Arterial Elevada Com Especiarias".

3. Sal Açafrão e Erva-doce:

Combine ervas de açafrão em uma colher de chá de ¼ com 1 colher de chá de sementes de erva-doce secas e ¼ de xícara de sal marinho. Moa em um moedor de café ou especiaria até que alcance a textura desejada.

4. Sal Fumado:

Configure a grelha para assar indiretamente. Acrescente 2 xícaras de cavacos de madeira que foram encharcados e escorridos. Se a sua grelha não tem uma caixa de fumo, coloque fichas em um pacote de alumínio, faça alguns buracos nela, e coloque na fonte de calor.

Coloque 2 xícaras de sal kosher em uma frigideira refratária, ou seja, uma assadeira para forno de alumínio descartável. Coloque-o sobre a grade com certa distância da fonte de calor e o fumo durante 1 hora e meia. Resfrie e armazene em um recipiente hermético.

Você pode experimentar diferentes madeiras de diferentes sabores, como a madeira de maçã, cedro, nogueira ou algaroba.

5. Sal Porcini
Você vai precisar de:

  • 1 pacote (14 gramas) de cogumelos secos porcini.
  • ¼ de xícara de sal marinho.
  • ¼ de colher de chá de noz-moscada moída fresca.

Triture todos os ingredientes juntos em um moinho de café em vários lotes até torná-los pó com alguns poucos pedaços de fungos maiores. Armazene em um recipiente hermético em um lugar escuro por até 1 mês.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.