Um velho ditado diz: tome o café da manhã como rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo. O café da manhã é a primeira refeição do dia e, portanto, importantíssimo. Graças ao que nos oferecemos durante esta refeição começamos o dia com energia ou falta desta.

As faltas de energia são espaços muito propícios para o sedentarismo, é por isso que é fácil deduzir que, se começamos o dia com um pobre café da manhã estaremos fracos, sem energia e encorajando o excesso de peso. Assim, aumentamos o apetite gradualmente durante o decorrer do dia.

Devorar tudo tarde da noite apenas fornece energia em um momento inadequado, uma vez que geralmente já estamos dispostos a diminuir o ritmo e descansar. Assim, uma grande parte destes alimentos será armazenada em forma de gordura. Um ciclo que, sem dúvida, não contribui em nada para emagrecer.

Dicas para um Café da Manhã Saudável para Emagrecer e Começar o dia com Energia

Leia também: "Pequenos Truques para Aumentar a sua Energia".

Um bom café da manhã deve fornecer:

Líquido. É importante beber pelo menos 250 ml. Como? Infusões, chá, café, leite... Como você preferir. Inclusive os sucos podem fornecer hidratos de carbono e líquidos de cada vez; além de aminoácidos, vitaminas e minerais. Hidratar-se é uma parte fundamental da nutrição, já que a maioria das funções orgânicas utiliza água como suporte metabólico.

Carboidratos. Energia pura. Com a glicose funcionam todas as células do corpo, é o combustível por excelência. Forneça hidratos com o café da manhã para que o seu cérebro e músculos possam te prover para todas as suas demandas e atividades.

Os hidratos podem ser encontrados em cereais, farinhas e frutas. Prefira sempre as farinhas integrais, os cereais em vez de farinha branca e açúcares. Escolher com consciência os alimentos para um café da manhã nutritivo pode fazer uma grande diferença, já que tanto as frutas como os cereais integrais além de energia fornecem: vitaminas, aminoácidos e minerais.

Proteínas. As proteínas fornecem a estrutura para o seu organismo. Tudo o que está construído é graças a elas. Também estão envolvidas nas funções metabólicas essenciais por meio de suas unidades estruturais: os aminoácidos.

Encontramos alto teor de proteína em cereais como: soja, aveia, amaranto, centeio, gérmen de trigo, quinoa. A respeito dos cereais lembre-se que em suas versões integrais o valor de proteínas pode chegar a ser até o dobro.

Proteínas de origem animal: lácteos, ovos e carne. Evite gorduras, tanto a partir dos laticínios como das carnes se você chega a ser consumidos no café da manhã.

Esperamos que você tenha se inspirado com estas sugestões. Você pode ir experimentando, com pequenas alterações para ver como se sente. Não hesite em consultar um nutricionista de confiança para ajustar a sua dieta adequadamente aos seus gostos e exigências.