A vitamina C é um nutriente imprescindível para o desenvolvimento de numerosas funções nos mamíferos. No ser humano se encarrega entre outras coisas de ajustar a função metabólica e é básica para o desenvolvimento e o crescimento, e também para a reparação dos tecidos.

A vitamina C também tem propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento, devido à sua capacidade para minimizar o dano dos radicais livres procedentes do tabaco, da radiação ou dos alimentos processados pelo nosso corpo.

Cabe destacar que a vitamina C é um nutriente que a maioria dos mamíferos cria em seu próprio organismo. No entanto, isso não ocorre no ser humano, por isso é necessário buscar fontes externas para fornecer vitamina C ao organismo. Além disso, a vitamina C não se acumula no organismo, já que se trata de uma substância solúvel em água, isto é, que se dissolve na água. As quantidades em excesso são eliminadas através da urina e, portanto, é necessário proporcionar vitamina C de forma constante.

Sintomas de Falta de Vitamina C

A vitamina C, normalmente, não têm efeitos secundários, já que o corpo elimina de forma automática. No entanto, o consumo excessivo deste nutriente poderia provocar diarreia e alguns problemas estomacais. A quantidade de vitamina C que uma pessoa precisa depende de diferentes fatores, como sexo, idade ou se essa pessoa é um fumante.

Por exemplo, as pessoas que fumam (ativa ou passivamente) deveriam aumentar em 5% sua dose diária de vitamina C. Por sua vez, existem outros grupos de pessoas que também necessitam um maior fornecimento deste nutriente, como, por exemplo, as mulheres grávidas. Neste último caso, sempre pergunte ao seu médico para que te recomende a dieta apropriada.

Como dissemos, o organismo humano não é capaz de produzir por si mesmo este nutriente, por isso é preciso buscá-lo no exterior. A seguir vemos alguns dos alimentos que contém vitamina C.

Leia também: "Vitamina C: A Importância da Vitamina C Para os Atletas".

Alimentos Que Contêm Vitamina C:

No geral, a maioria das frutas e verduras cruas fornecem vitamina C para o corpo humano. Cabe destacar que os alimentos cozidos perdem parte de suas vitaminas durante o processo, por isso dissemos frutas e verduras cruas.

Algumas das frutas que contêm mais quantidade de vitamina C são: melão, melancia, laranja, toranja, kiwi, abacaxi, mamão, morangos, amoras, mirtilo, mangas, etc.

Alguma das verduras que contêm mais quantidade de vitamina C são:tomate, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, pimentão vermelho e verde, batata, espinafre, repolho, nabo verde e, em geral, a maioria das verduras de folhas verdes.

Por outro lado, também existem outros alimentos que têm vitamina C adicionada. Ou seja, não têm este nutriente por si mesmo, mas está adicionado de forma artificial, como nos cereais. Em geral, o mais recomendável para assegurar que o corpo receba quantidade suficiente de vitamina C é levar uma dieta rica e variada, na qual não faltem as frutas e as verduras.

No entanto, o que acontece se não levarmos essa dieta? Quais problemas de saúde podem chegar a causar a falta de vitamina C?

Sintomas de Falta de Vitamina C:

Como já mencionamos, a vitamina C é um nutriente essencial no corpo, já que resulta essencial para o crescimento, a reparação de tecidos ou prevenir o envelhecimento, entre outras muitas coisas. Além disso, a deficiência dessa vitamina também poderia dar lugar a problemas de saúde. Mas o que acontece exatamente quando nos falta vitamina C?

  • A ausência de vitamina C provoca uma redução no ritmo do metabolismo, o que pode dar lugar a um aumento de peso.
  • A pessoa tem menos capacidade e defesas para combater infecções. O mesmo acontece com a cicatrização das feridas.
  • Pode causar dor nas articulações e inchaço das mesmas.
  • Também pode causar desnutrição e anemia, ou seja, a redução do número de glóbulos vermelhos saudáveis no organismo.
  • Sangramento nasal, gengivite, gengivas fracas e sangrando. O esmalte dos dentes se enfraquece.
  • Pele áspera, seca e escamosa. Cabelos secos e também com pontas duplas.

Por último, um dos riscos da falta de vitamina C é o possível aparecimento do escorbuto. Trata-se de uma doença que afeta principalmente os adultos com deficiências nutricionais e que se caracteriza por sintomas como fraqueza geral, gengivite, anemia, etc. Não é uma doença comum no mundo desenvolvido, mas é em outras áreas onde existem maiores níveis de pobreza e desnutrição.

Como você pode ver, a falta de vitamina C tem consequências negativas para a saúde. E o pior de tudo é que se encontra ao alcance da mão fornecer suficiente vitamina C para o corpo, já que provém dos alimentos mais naturais e saudáveis: as frutas e as verduras.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a vitamina C, suas propriedades e, sobretudo, os problemas que podem levar a uma deficiência deste nutriente.