Um estudo recente mostrou que fazer exercícios aeróbicos juntamente com rotinas de levantamento de peso seria a combinação ideal para melhorar a saúde das pessoas com diabetes. Aqui, te contamos mais detalhes sobre esta descoberta, que pode te ajudar a se manter mais saudável quando você vive com diabetes.

Se você tem diabetes, já está familiarizado (a) com os três elementos básicos para cuidar da sua saúde diariamente: dieta equilibrada, exercícios e medicamentos. Muitos pacientes concordam que desses três, o mais difícil de incorporar é o exercício. Às vezes, se deve a falta de tempo, outras, simplesmente por preguiça ou falta de costume.

Aeróbicos e Pesos: Uma Combinação Saudável Para Diabetes

Mas existem evidências de que o exercício se consegue com vontade. Apenas pense que você está dando um presente de saúde a cada vez que faz alguma atividade física.

Você pode gostar mais dos exercícios aeróbicos, ou talvez se incline por levantar pesos e fazer exercícios de resistência. O importante é romper a barreira da preguiça e fazer do exercício parte da sua rotina de pensamento em que é um elemento indispensável para controlar seu diabetes, ou prevenir, se você ainda não tem.

Mas seja por questão de gostos que você prefere os aeróbicos ou os pesos, o ideal é combiná-los, especialmente se você tem diabetes. Um estudo recente descobriu que ao combinar ambos os tipos de exercícios (os aeróbicos e o levantamento de pesos) é o ideal quando se trata de controlar o diabetes.

O açúcar no sangue alimenta os músculos e é utilizado mais durante a atividade aeróbica. O levantamento de pesos, no entanto, ajuda a construir mais músculo.

"É quase como tomar dois medicamentos diferentes", disse o principal autor do estudo, Tim Church, do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington em Baton Rouge.

Se você tem diabetes, esta é outra razão para estabelecer uma rotina de exercícios ou para complementá-la. No que diz respeito aos exercícios aeróbicos, se você não tem muito tempo saia para caminhar, correr ou praticar qualquer atividade que te divirta como patinar, dançar ou andar de bicicleta.

Quanto a levantamento de pesos, pelo menos no princípio, é importante tomar algumas precauções e, se possível, consultar algum treinador ou especialista que possa te orientar, já que se não for feito corretamente, você pode se ferir.

Leia também: "Exercícios Aeróbicos em Casa para Emagrecer".

Por isso, antes de iniciar os exercícios com pesos, de preferência:

  • Procure por um instrutor que te indique como realizar os exercícios corretamente.
  • Estabeleça metas e siga um programa de treinamento juntamente com o seu treinador. Ele ou ela te indicará o que é mais apropriado de acordo com sua idade e seu estado físico.
  • Realize exercícios de aquecimento e alongamento antes e durante a sessão de exercícios.
  • Tenha muito cuidado com os levantamentos mais pesados. Ao fazê-los, tenha precaução de que alguém sempre esteja te observando.
  • Mantenha as costas retas enquanto estiver levantando pesos.
  • Utilize técnicas adequadas de levantamento, enquanto leva ou movimenta os pesos de um lugar para outro da academia ou da sala onde você faz exercícios.
  • Use sapatos com boa tração.
  • Verifique se o equipamento de peso que você utiliza está em boas condições.
  • Não respire e expire o ar rapidamente nem prenda a respiração quando levantar pesos pesados, já que você poderia desmaiar e perder o controle dos pesos. O correto é expirar o ar quando você levanta peso.
  • Se você sentir alguma dor durante o exercício e evite-o por alguns dias. Em seguida, tente fazê-lo novamente, mas com menos peso.
  • Não tente levantar mais peso do que você pode suportar.

Anime a incorporar os novos hábitos saudáveis em sua vida para gerir melhoro seu diabetes. Está provado que o exercício físico não apenas te ajuda a controlar o diabetes, mas também outras condições, como o sobrepeso e os problemas cardíacos. Também melhora o sono e reduz o estresse. Precisa de mais motivos?

Para mais informações, não deixe de ler também "Exercícios Aeróbicos para Pessoas com Diabetes Mellitus".