A dermatite atópica ou eczema é uma doença de pele que muitas vezes aparece em crianças pequenas e bebês, e que se prolongar até a adolescência ou, inclusive, até a idade adulta. Existem muitas condições que podem produzir um primeiro episódio de dermatite e outras tantas que podem agravar se já existe como substâncias ou objetos irritantes ou alergias.

Os principais sintomas da dermatite atópica são: ressecamento da pele, coceira, inflamação, nódulos e/ou erosões. Destas últimas, é preciso ter cuidado, especialmente ao coçá-las porque podemos fazer feridas. Estes sintomas podem aparecer constantemente ou em momentos específicos, em qualquer período da vida, também pode desaparecer tal como apareceu.

Como Tratar a Dermatite

Tratamentos para a dermatite:

Podemos realizar certos cuidados ou tratamentos para a dermatite que farão com que o nosso problema não se torne tão pesado e incômodo. Por exemplo, a higiene, o excesso de água e sabão é prejudicial, mas também a sua ausência. O melhor é comprar um produto suave e tomar banho com água morna. Não use esponjas de banho nem luvas, assim evitará esfregar a pele, e não devemos secar esfregando com força, mas sim com toques suaves.

Um produto perfeito para controlar a dermatite são os cremes emolientes. São produtos que hidratam a pele e reduzem a coceira. Temos dezenas de opções com diferentes componentes para escolher de acordo com os nossos gostos ou necessidades. Aplique duas vezes por dia na direção do crescimento do pelo.

Em casa, o melhor é nos desprendermos e despirmos de tudo aquilo que piora a nossa dermatite; ou seja, adeus ao aquecimento (em excesso, tampouco vamos sofrer hipotermia), adeus a esses objetos que são focos de poeira (ou cumprimentamos o pano e o aspirador constantemente), adeus à lã (embora seja o nosso casaco favorito) e também outros tecidos que podem coçar ou esfregar muito.

Se você pratica esporte tome banho tantas vezes quanto possível, porque o suor pode causar uma coceira bastante incômoda.

Basicamente são medidas fáceis de realizar que, por outro lado, facilitarão mais a vida em relação aos cuidados com a pele e o conforto.

Para mais informações, sugerimos a leitura do nosso artigo "Doenças que afetam a pele".

O que você acha sobre esta informação para saber como tratar a dermatite?