A primeira coisa a notar é que a dieta de cada paciente diabético deve ser personalizada, estabelecida de acordo com o médico, pois cada pessoa é diferente, isto é, no nível de atividade, no seu nível de diabetes, peso... Por isso, é essencial estabelecer a dieta personalizada que vai nos permitir melhorar a glicose controlada e a saúde em geral. Vamos apontar algumas recomendações.

  • Evite sempre açúcares rapidamente absorvidos, que elevam os níveis de glicose no sangue abruptamente.
  • Você tem que comer pouco, mas, muitas vezes, assim temos a sensação de estarmos saciados e evitar refeições pesadas que podem levar ao excesso de peso.
  • É melhor comer peixe do que carne ou ovos, eles são bons, mas sempre com moderação, porque eles têm gordura.
  • Evite gorduras de origem animal, recomenda-se que sejam substituídas por azeite de oliva.
  • Comer hortaliças, verduras e legumes é essencial.
  • Você pode beber álcool com moderação.
  • Os carboidratos complexos (pão, massas, cereais, frutas,...) são essenciais na dieta de um diabético. Eles significam 50% a 60% do total de calorias consumidas pelos diabéticos. Os carboidratos simples (doces, geleias, doces, refrigerantes,...) devem ser praticamente removidos da dieta, uma vez que podem elevar o nível de glicose no sangue.
Diabetes: Dicas de Dieta e Exercícios Para Diabéticos

Seguindo essas orientações você pode alcançar o peso ideal e ter a glicose no sangue melhor controlada, o que é essencial para uma boa saúde.

EXERCÍCIOS
Junto com a dieta, é essencial para o paciente de diabetes a realização de exercício regular. Está comprovado os efeitos extremamente positivos sobre o diabetes. Mas, como a dieta, eles devem ser sempre controlados pelo médico, que também vai nos dar algumas orientações para manter em mente a prática de esporte ou exercício. Com o exercício, poderemos ter uma melhor qualidade de vida, ele vai nos ajudar a ter uma melhor forma e melhor controle glicêmico.

Alguns dos benefícios do exercício físico são reduzir a dose de insulina, perda de peso, aspecto muito importante em qualquer pessoa e ainda mais em diabéticos e melhora o estado geral físico e mental.

Temos que levar em conta uma série de aspectos para evitar a hipoglicemia ou hiperglicemia durante a prática do exercício:

  • Realizar automonitorização da glicose no sangue e efetuar alterações na dose de insulina e/ou suplementos de carboidratos antes, durante ou após o exercício.
  • Beber bastante água é essencial para evitar a desidratação.
  • Aumentar o consumo de carboidratos para evitar a hipoglicemia.
  • Evitar o exercício, no caso da hiperglicemia e também no pico de insulina.

Tenha em mente o tipo de exercício que você vai fazer, porque dependendo dos mesmos deve ser levado em conta uma série de aspectos e diretrizes que o médico irá determinar. Então, como dissemos, você deve sempre consultar o seu médico se vai realizar exercícios.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.