A endometriose é o crescimento das células do revestimento do útero em outras áreas do corpo. Esta situação pode causar dor, sangramento e problemas de fertilidade.

Há mulheres que são mais propensas do que outras para desenvolver este transtorno. Por exemplo, aquelas cujas mães ou irmãs tiveram, as que tenham tido a menstruação muito precoce, as que têm períodos muito longos, mulheres que não tiveram filhos ou aquelas que têm o hímen fechado.

Sintomas da Endometriose:

Os sintomas que costumam aparecer e despertar alerta diante de uma possível endometriose são:

  • Menstruação dolorosa.
  • Dor lombar ou dor pélvica.
  • Dor abdominal antes e durante o período.
  • Cãibras antes e durante o período.
  • Evacuações dolorosas.
  • Dor durante ou depois das relações sexuais.
Endometriose: O Que É, Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos

Diagnóstico para Endometriose:

  • Exame ginecológico.
  • Ultrassom.
  • Ressonância.

Leia também: "Remédios Caseiros Para Endometriose".

Tratamento da Endometriose:

O tratamento da endometriose depende de vários fatores como a idade da mulher, seu desejo de ter filhos no futuro e a gravidade dos sintomas. Para os sintomas leves costuma-se prescrever analgésicos e certos exercícios de relaxamento. A cada seis meses, teremos que procurar um médico para verificar que a doença não piorou. No entanto, o tratamento mais eficaz para a endometriose é a supressão hormonal. Pode ser administrado como comprimidos, sprays ou injeções.

Estes tratamentos impedem a mulher de engravidar e apenas suprimindo-os ainda é possível engravidar. Se com esses métodos a dor da endometriose não é aliviada ou o problema se agrava, o médico poderia recomendar alguma cirurgia.

Entre as possibilidades, e em função do que considerar o profissional que nos trata, nós teríamos que nos submeter a uma laparoscopia, na qual se faz uma pequena incisão no abdômen. Uma laparotomia, que consiste em fazer uma grande incisão no abdômen. Ou uma histerectomia, cirurgia na qual se extrai o útero, as trompas de Falópio e os ovários. Com as duas primeiras operações a mulher afetada poderia engravidar se assim o desejar, mas com a histerectomia essa possibilidade desaparece.

E como sempre lembramos em nosso site de saúde, diante do primeiro sintoma procure sempre um médico para que faça o diagnostico e te oriente sobre como tratar a endometriose.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.