O Que é?
A maioria das pessoas tem de trilhar um pequeno espaço entre a sola do pé (no interior) e o solo. Isso é conhecido como arco longitudinal e é o esteio do pé. Se o arco é enfraquecido a estrutura óssea começa a cair, fazendo com que o pé achate e exerça uma maior pressão sobre outros pontos para compensar a falta de apoio adequado. O pé chato é uma condição na qual em um ou ambos os pés falta total ou parcialmente um arco longitudinal e em alguns casos é necessário tratamento médico.
Causas
É comum que bebês e crianças pequenas tenham os pés chatos. Isso ocorre porque algumas das estruturas do pé são protegidas por tecido adiposo que vai lentamente desaparecendo, deixando que o arco comece a se desenvolver a partir de 2 ou 3 anos. Normalmente, o pediatra sugere aos pais quando necessário revisão pelo ortopedista. A maioria dos casos de pé chato é genético, embora outros fatores possam causar como a obesidade em adultos, gravidez, artrite reumatoide, lesões que podem enfraquecer o arco.
Sintomas
A maioria das crianças com pé chato não tem nenhum sintoma, mas ao longo do tempo podem causar dor nas pernas e panturrilhas. Como resultado de pés chatos podem ocorrer outros problemas, como por exemplo:
- Rotação do tornozelo, pés planos geralmente causa um viés para o interior. Isso gera uma grande pressão nos tendões e ligamentos do tornozelo, enfraquecendo a rotação do tornozelo para dentro.
- Aumento do tamanho do pé: o arco como "cai", o pé aumenta. Não que haja um crescimento real, mas um alongamento aparente. O pé também tende a aumentar.
- Joanetes: uma deformidade grave de pé chato pode causar a formação de joanetes.
- Calos: pisando com pé plano, colocamos pressão em determinados pontos dos pés para compensar a falta de flexibilidade. Isto pode causar calos.
- Use sapatos: isto é porque em muitos casos, compensa a falta de arco do pé com uma ligeira rotação que resulta um maior desgaste em pontos do calçado.
Prevenção
É preciso ver um médico nos seguintes casos:
- Se você sente dor em seus pés constantemente.
- Se as solas dos sapatos desgastam rapidamente.
- Se você sentir a rigidez nos pés.
- Note que a sola do pé tende a estabilizar.
- Se sentir fraqueza nos pés.
Tratamento
Normalmente o pé chato em crianças é corrigido com o tempo e apenas ocasionalmente se torna necessário o uso de órteses. Consistência é a chave para o sucesso. Os modelos não corrigem os pés totalmente chatos, mas proporcionam maior conforto e podem ajudar a equilibrar o pé evitando assim problemas secundários, como a rotação do tornozelo. Quando você tem dor, seu médico pode recomendar um remédio para dor. Raramente pés chatos podem exigir cirurgia para corrigir o alinhamento dos ossos, ou para reforçar as estruturas dos pés. Pergunte ao seu médico ortopedista.