A síndrome de Posner-Schlossman é uma doença que afeta os olhos, através da qual se produzem inflamações moderadas e recorrentes da úvea (parte do meio do olho) que produzem elevação da pressão intraocular.

Tecnicamente se descreve como uma uveíte hipertensiva unilateral. Costuma afetar geralmente apenas um olho.

Esta síndrome é, portanto, um glaucoma cíclico. Produz-se um aumento recorrente da pressão e simula um glaucoma por ângulo fechado, mas está associada a uma profundidade normal da câmara anterior.

A elevada pressão ocular é acompanhada de leves inflamações da úvea, depois de alguns dias que podem passar despercebidas pelo paciente.

Síndrome de Posner-Schlossman: O Que É, Causas, Sintomas, Tratamento

Causas da síndrome de Posner-Schlossman

A causa não é conhecida, só que é recorrente. Algumas pesquisas sugerem relação com o herpes simplex ou com o glaucoma de ângulo aberto, mas não está comprovado.

Costuma ocorrer em pessoas jovens (entre 20 e 50 anos) que apresentam situações de estresse e afeta mais homens do que mulheres.

Sintomas da Síndrome de Posner-Schlossman:

O principal sintoma é um aumento súbito muito elevado da pressão ocular no olho afetado (inclusive superando os 40 mmHg).

Além disso, podem ocorrer ligeiros desconfortos associados:

  • Ligeira inflamação no interior do olho com dor moderada.
  • Fotofobia.
  • Visão turva nesse olho.

Tratamento para síndrome de Posner-Schlossman:

Geralmente respondem bem ao tratamento médico.

Os períodos de crise são tratados com corticosteroides sistêmicos e tópicos e inibidores da anidrase carbônica, como a Acetazolamida ou Diclofenamida.

A cirurgia é geralmente contraindicada.

Prevenção para síndrome de Posner-Schlossman:

Não há nenhuma maneira de preveni-la.