Uma das razões mais comuns pelas quais se falta ao trabalho, se falta na escola ou se vai ao médico é o resfriado comum, uma infecção das vias respiratória causada por mais de 200 vírus que normalmente não causa complicações graves, mas sim vários desconfortos. Embora não haja cura, sim existem medicamentos que podem ajudar. Neste artigo, vamos incluir as terapias holísticas ou complementares que poderiam te dar alívio.

Tanto o resfriado como a gripe (influenza), se deve a infecções por vírus relacionados entre si, mas são diferentes. Existe uma vacina para prevenir a influenza (gripe), mas não para prevenir a constipação ou gripe.

Terapias Holísticas Para o Resfriado Comum

Os resfriados podem ocorrer em qualquer momento do ano, mas são mais comuns no inverno ou estações chuvosas. Os sintomas começam de 2 ou 3 dias depois de se infectar com o vírus do resfriado comum e normalmente dura 2-14 dias.

Um vírus do resfriado se espalha através de gotículas no ar que são liberadas quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assua o nariz.

Em um resfriado, os sintomas comuns que você poderia ter incluem: dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, espirros, dor de cabeça, olhos lacrimejantes, tosse, se você desenvolver febre (que não é normalmente muito alta) pode se sentir cansado (a) e com dor no corpo e os sintomas aparecem gradualmente. Estes sintomas são um sinal de que o nosso sistema imunológico (de defesa) está agindo contra a infecção.

A maioria dos resfriados desaparece dentro de poucos dias, o mais importante é descansar bastante e beber muito líquido.

Os medicamentos para os resfriados e a tosse de venda livre podem ajudar a aliviar os sintomas em adultos e crianças mais velhas. Estes não fazem com que o resfriado desapareça mais rápido, mas podem te ajudar a se sentir melhor. Estes medicamentos não são recomendados para crianças menores de 4 anos de idade.

Paracetamol ou acetaminofen (Tylenol) e ibuprofeno (Advil) são analgésicos de venda livre que ajudam a reduzir a febre e aliviar as dores musculares.

  • Não use ácido acetilsalicílico (aspirina) em crianças, poderiam desenvolver a síndrome de Reye.
  • Verifique na etiqueta a dose adequada.
  • Chame seu médico se você precisa tomar esses medicamentos mais do que 4 vezes por dia ou por mais de 2 ou 3 dias.

Os antibióticos não devem ser utilizados para tratar um resfriado comum, já que não funcionam. Além do descanso, entre os tratamentos holísticos, complementares ou alternativos para o resfriado comum temos:

Vitamina C: A evidência se a vitamina C ajuda a melhorar o seu resfriado é mista. Alguns estudos sugerem que é útil apenas em circunstâncias extremas O que queremos dizer? Nos casos das pessoas que correm maratonas, por exemplo, a metade delas poderia se beneficiar, mas a maioria das pessoas não obtém benefícios de tomá-la nem para a prevenção nem para o tratamento do resfriado comum. Quanto à vitamina C para a prevenção do resfriado: uma revisão de vários estudos que incluiu 11.000 pessoas que tomaram pelo menos 2.000 mg de vitamina C diariamente mostrou que não reduziu seu risco de desenvolver um resfriado, mas sim diminuía um pouco a gravidade e a duração do mesmo no caso de terem. Tenha cuidado se você tomar vitamina C, já que doses muito elevadas podem causar distúrbios digestivos (náusea, dor abdominal e/ou diarreia).

Leia também: "Vitamina C – As Propriedades da Vitamina C".

Zinco: Os estudos sobre suplementos de zinco são contraditórias. Alguns sugerem que poderia ajudar se tomado quando se experimentam os primeiros sintomas. Parece funcionar melhor em adultos, mas ainda são necessárias mais investigações para determinar a dose recomendada e sua eficácia. Pode causar náuseas e outros sintomas gastrointestinais (do aparato digestivo). Não se recomenda o gluconato de zinco para a dor de garganta. Seu uso intranasal pode causar perda do sentido do olfato (anosmia). O zinco se encontra em: gérmen de trigo, gergelim, frutos secos e aveia.

Leia também: "Benefícios do Zinco".

Caldo de galinha e líquidos: Os especialistas recomendam o caldo de galinha por duas razões, por um lado tem um efeito anti-inflamatório (inibe a circulação dos neutrófilos, um tipo de glóbulos brancos, células do sistema imunológico ou de defesa do organismo que fazem parte da resposta inflamatória do corpo). Isso faz com que a mucosidade possa se movimentar mais rapidamente reduzindo a congestão e o tempo em que o vírus está no corpo. Por outro lado, os líquidos ajudam a pessoa a e manter bem hidratada e também contribuem para evitar a congestão.

Equinácea: É nativa da América do Norte. Os suplementos vendidos com equinácea variam quanto à quantidade que contém, a espécie, a parte da planta e como prepará-los. A evidência de que ajuda a prevenir um resfriado com antecedência são poucas. Vários estudos sugerem que poderia ajudar a reduzir a duração e a intensidade do resfriado comum. No entanto, os resultados de alguns estudos de alta qualidade, tanto em crianças como em adultos, não foram positivos. Por esta razão, são necessárias mais pesquisas, já que neste momento sua eficácia não é clara. Além disso, embora em geral seja segura, algumas pessoas tiveram reações alérgicas (erupção cutânea, especialmente crianças) e é preciso ter cuidado se você tem doenças imunológicas (do sistema de defesa).

Leia também: "Remédios Caseiros Para Resfriados".

Claro, o ideal é tentar prevenir os resfriados lavando as mãos com frequência corretamente, evitando tocar os olhos, nariz e boca, e tentando evitar o contato com pessoas que tenham um resfriado comum.