Você já ouviu falar sobre a dieta da aveia? Em nosso site de saúde te contamos como realizá-la. A aveia possui diversos benefícios para a saúde, como o controle saudável do peso, a redução do colesterol; além do que ao consumi-la existe um menor risco de sofrer certos tipos de câncer.

Considerações Sobre a Aveia

A dieta básica da aveia consiste em substituir uma ou duas refeições por dia com este cereal, dividida geralmente ao longo de três dias, embora existam aqueles que estendam por até cinco, mas isso não implica uma maior perda de peso, nem maiores benefícios, por isso, é aconselhável escolher a dieta da aveia dividida em três etapas.

Como Fazer a Dieta da Aveia

Antes de começar a explicar como funciona a dieta, vale a pena destacar alguns dos seus mais importantes benefícios, tais como:

  • É rica em fibras solúveis, o que faz com que esta dieta forneça saciedade, fato muito favorável quando se está tentando perder peso.
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim ou LDL, sem afetar o colesterol bom ou HDL.
  • A aveia contém lignanas, que são fundamentais para a prevenção dos cânceres relacionados com os hormônios.

Mas também é preciso levar em conta que, apesar dos benefícios que proporciona, também tem desvantagens:

  • Embora promova a perda de peso, a ingestão de calorias é muito baixa.
  • Limita o poder de obter uma nutrição adequada, já que a dieta é muito pouco variada, e, portanto, pobre em nutrientes.

Orientações Para Realizar a Dieta da Aveia

A dieta da aveia se divide em três etapas, em que uma ou duas refeições são substituídas por aveia.

Os alimentos permitidos nesta dieta são farinha de aveia ou flocos de aveia, leite desnatado, frutas vermelhas, amoras e outras frutas como bananas, uvas, maçãs e laranjas; verduras e vegetais como pimentão, cenoura>, alface, espinafre, aipo; peito de frango, peixes, água e infusões de ervas.

Primeira etapa da dieta da aveia: Nesta etapa e durante há primeira semana apenas se consome farinha de aveia da seguinte forma:

½ xícara de farinha de aveia ou flocos de aveia, combinados se desejar em ½ xícara de leite desnatado para cada refeição. Somente é permitido consumir este cereal e estão descartadas as barras de cereais com mel, especialmente durante estes primeiros sete dias.

A ingestão de calorias consumidas nestes primeiros sete dias deve estar localizada entre 900-1200 calorias por dia.

Segunda etapa da dieta da aveia: Esta etapa consiste de um mês e segue mantendo a ½ xícara de farinha de aveia, três vezes por dia, além da sua dieta regular.

Nesta etapa, as calorias podem ser aumentadas ligeiramente entre 1000-1300 por dia; além de acrescentar na parte da manhã ½ xícara de frutas e um lanche de ½ xícara de vegetais crus.

Terceira etapa da dieta da aveia

Passados os 30 dias que compõem a segunda etapa, você pode começar com a sua dieta normal, mas mantendo uma refeição e um lanche de aveia por dia.

Para mais informações, sugerimos a leitura do artigo "Propriedades e Benefícios da Aveia Crua".

O que você acha desta informação para saber como fazer a dieta da aveia?

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.