A relação do homem com as plantas, a respeito do tema saúde, sempre tem sido muito próxima. Na natureza, existe uma infinidade de elementos que têm propriedades curativas e que o homem sabe como aproveitar. A natureza possui uma vasta quantidade de plantas, para as quais são atribuídas propriedades medicinais, que oferecem benefícios e que ajudam a melhorar diferentes aspectos da nossa saúde. Neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre a folha de oliveira, uma planta que tem sido usada desde os tempos antigos. Também vamos te mostrar como tirar proveito das propriedades e benefícios da folha de oliveira para que você possa ter uma melhor qualidade de vida.

A oliveira, cujo nome científico é Olea europaea, é uma árvore perene nativa da Ásia, mas hoje presente em países do Mediterrâneo e em alguns lugares da América do Sul. Sua altura pode chegar a 15 metros e, também, é conhecida com o nome de oliva ou azeitona, de onde deriva o nome da sua fruta, a azeitona, que é uma drupa oleosa e carnuda de aparência ovoide. A azeitona é consumida e utilizada amplamente na gastronomia e sua polpa contém ácido oleico, uma gordura presente em todos os óleos de origem vegetal, como o cártamo, o abacate, o girassol e as diferentes variedades de avelãs e de nozes. Da oliveira, se extrai o necessário para produzir o azeite de oliva, cujas propriedades benéficas para a circulação e para o coração se tornaram tão populares na dieta humana. A folha de oliveira, assim como o seu fruto e seu óleo são considerados benéficos por suas propriedades sobre o sistema cardiovascular e o sistema imunológico.

Folha de Oliveira: Propriedades e Benefícios

Leia também: "Benefícios da Folha de Louro Para a Nossa Saúde".

Propriedades da Folha de Oliveira

As folhas de oliveira, de acordo com vários estudos, contêm um elemento químico chamado oleouropenía, que é o que dá a azeitona o seu sabor amargo característico. Mas também, chegaram à conclusão de que o consumo de oleuropenía, através do extrato da folha de oliveira, pode ajudar a melhorar as defesas do sistema imunológico. Outro dos componentes na folha de oliveira são os flavonoides e os taninos, que atuam como antioxidantes e vasodilatadores e beneficiam as artérias e o coração ao reduzir a pressão arterial.

A infusão de folha de oliveira é preparada fervendo em fogo baixo durante aproximadamente 3 minutos, junto com um litro de água com 40 gramas de folhas de oliveira. Este pode ser um tratamento eficaz para tratar casos leves de hipertensão, tomando entre três e quatro xícaras por dia.

Benefícios da Folha de Oliveira

A oliveira é uma planta à qual tem sido atribuída centenas de propriedades, tanto quanto ao seu fruto como seus derivados. Entre os benefícios atribuídos a folha de oliveira e seu consumo em infusões, podemos destacar:

  • Ajuda a reduzir a pressão arterial. Você pode consumir a folha para tratar casos de hipertensão. No entanto, é necessário consultar um médico sobre os efeitos que podem ter uma queda na pressão arterial.
  • Os antioxidantes que contém ajudam a proteger o sistema circulatório e acredita-se que tem eficácia para tratar os casos de arteriosclerose.
  • Está comprovado medicamente que o uso periódico de azeitonas, azeite de oliva e, infusões feitas com folhas de oliveira, reduz os níveis de colesterol no sangue.
  • A oleuropenía contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, pode ser levada em consideração em casos de diabetes.
  • Devemos também mencionar que as propriedades atribuídas ao azeite de oliva em termos de prevenção do câncer. Diz-se que o consumo de produtos derivados da oliveira ajuda a reduzir em até 30% os riscos de sofrer de algum tipo de câncer.
  • Os compostos da folha de oliveira podem resultar eficazes para tratar e para combater casos de artrite reumatoide e de gota. A oleuropenía evita a formação de cristais de ácido úrico. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir os desconfortos causados por estas dolorosas doenças. É recomendável consumir a infusão ou começar a consumi-la logo que apareçam os primeiros sintomas de artrite e, assim, evitar o seu progresso.
  • Ajuda na prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso. Também, pode prevenir a deterioração que causa no cérebro doenças como Parkinson e Alzheimer.

Como você pode ver, a folha de oliveira tem muitas virtudes e seus benefícios podem ser aproveitados, tanto de forma preventiva, como para tratar doenças já existentes. A forma habitual de consumi-la é mediante a infusão da folha de oliveira ou também pode incluir em sua dieta o extrato de desta folha ou os derivados da árvore de oliveira, como as azeitonas e o azeite.
No entanto, apesar de ser uma planta com propriedades benéficas, sempre consulte o seu médico antes de tomar qualquer decisão, para conhecer se é recomendável ou não que você inclua a oliveira em sua dieta.

Claro, nós comentamos que não é aconselhável tomá-la se você sofre de algum tipo de hipertensão arterial, já que podem aparecer alguns sintomas como dores de cabeça e dor de estômago depois do seu consumo.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.