Muitas pessoas sofrem de insônia, mas outras, apesar de dormir durante toda a noite, quando acordam se sentem cansadas e exaustas.

Em ambos os casos, é importante conseguir um sono reparador para ter saúde.

Neste sentido, falamos muitas vezes que dormir bem reduz o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, depressão e até de câncer. No entanto, pouco se conhece sobre sua relação com um peso adequado e com as boas relações sociais. Vejamos mais detalhadamente a respeito:

Dietas que de uma vez por todas funcionam. A falta de sono aumenta a produção dos hormônios que abrem o apetite e reduz a daqueles que te fazem se sentir mais saciado.

Infusões para Dormir Bem

Menos fome de alimentos pouco convenientes. Além disso, diferentes estudos mostram que a fome que se abre ao dormir pouco é de alimentos ricos em carboidratos hipercalóricos.

Relações sociais muito melhores. Uma investigação da Fundação de Saúde Mental (Reino Unido) conclui que dormir pouco e/ou mal te torna susceptível a problemas de relacionamento com os outros.

Dormir bem; menos demência. Cientistas suecos descobriram a relação entre ambas às coisas. Assim, indiretamente, dormir bem também protege contra a demência e doença de Alzheimer.

Leia também: "As Melhores Infusões Para Eliminar Toxinas".

Plantas para Dormir Bem:

Papoula Comum. É nativa do Extremo Oriente, possui uma ação sedativa. Resulta muito eficaz para a ansiedade e a insônia. Partes usadas: as pétalas de suas flores, que são colhidas no verão. São deixadas para secar, se conservam e se utilizam para preparar infusões ou elaborar extratos e pós.

Papoula da Califórnia. Como o próprio nome indica, é nativa da Califórnia, Estados Unidos, mas na atualidade seu uso tem se estendido por todo o mundo.

Solidéu. É nativa da América do Norte, possui um sabor amargo, apenas adstringente. Ajuda o sistema nervoso e acalma o estresse e a ansiedade. Seu efeito antiespasmódico torna-se útil quando as preocupações causam tensão muscular. Ideal para combater a insônia. Partes usadas: as aéreas (folhas e flores), que são colhidas no verão. Com elas se preparam infusões, cápsulas e tinturas.

Lavanda. Cresce em toda a Europa e no Norte da África. Além disso, é cultivada em muitos países, como a França e os Estados Unidos. Possui um perfume muito intenso e agradável. Suas folhas podem ser adicionadas em saladas como substituto de hortelã. É calmante e indicada para casos de estresse, palpitações de origem nervosa e insônia. É usada sob a forma de banhos de imersão ou decocções das flores. Partes usadas: as flores, e em menor medida os talos, para preparar infusões e decocções.

Lúpulo. De aroma agradável e sabor entre amargo e picante, cresce em zonas úmidas, sebes e lugares vagos ensolarados. Encontra-se em abundância na metade norte da Península Ibérica, e é cultivada intensamente em todo o mundo.

Possui propriedades sedativas, combate a insônia e as palpitações e também o nervosismo excessivo. Com as flores femininas se aromatiza a cerveja: é o ingrediente que lhe outorga seu característico sabor amargo. Partes usadas: as flores femininas (cones), que contém sementes de cor cinza que secretam uma substância amarela (lupulina). São colhidas no final do verão e servem para preparar infusões ou elaborar tinturas, extratos, xaropes ou pílulas.

Camomila. É uma planta nativa da Europa, muito conhecida em todo o Velho Mundo e também na América. É sedativo nervoso, calmante, antiespasmódico, produz sensação de alívio geral e ajuda para uma boa digestão, especialmente em estados de estresse. Partes usadas: os capítulos florais, que são colhidos na primavera e se usam em infusão, na razão de uma colher de sopa por xícara de água fervendo. Também pode ser usada em decocções e tinturas.

Erva-cidreira. É nativa do sul da Europa, Ásia ocidental e norte da África, crescendo em todo o mundo. Seu sabor oscila entre amargo e doce. É usada contra a ansiedade, a depressão leve e a irritabilidade.

Também para os problemas digestivos por ansiedade. Partes usadas: as folhas, que são colhidas no verão, nem bem floresce, e são usadas em diversas preparações, frescas ou secas. A infusão das folhas frescas, por exemplo, é um bom tônico relaxante. Aviso: não deve ser administrada para pessoas que sofram de hipotireoidismo ou bócio, já que seu consumo pode alterar os níveis de hormônios da tireoide.

A seguir apresentamos receitas de infusões para dormir profundamente.

Infusões para Dormir Bem:

  • Coloque ½ colher de chá de pétalas de papoula secas em 1 xícara de água fervida e quente. Deixe descansar durante 3 minutos e filtre. Tome até 3 vezes ao dia. (Pode ser tomada por crianças com mais de 7 anos). Também é possível preparar para aplicar fria sobre as pálpebras como descongestionante e como banho ocular.
  • Misture papoula da Califórnia, espinheiro branco e passiflora e depois extraia 1 colher de sopa desta mistura e despeje em uma xícara de água que está fervendo. Deixe repousar de 3 a 4 minutos, antes de coar. Tome 1 xícara depois do jantar. Pode ser adoçado com açúcar mascavo ou mel de laranjeira. Se você tomar esta infusão, deve intercalar um período de descanso (uma semana a cada 40 dias de tratamento contínuo) antes de prosseguir.
  • Despeje 2 colheres de chá de camomila em 1 xícara de água fervendo, coe e beba antes de deitar.
  • Misture, em partes iguais, calêndula, tília e verbena e depois extraia 1 colher de sopa. Despeje em uma xícara de água que esteja fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba uma xícara antes de dormir. Se você quiser, pode adicionar 1 colher de chá de mel para relaxar.
  • Ferva em uma xícara de água durante 5 minutos, a pele de uma laranja bem limpa. Em seguida, deixe descansar por alguns minutos, coe e beba, quente, antes de deitar.
  • Ferva 1 xícara de água e, quando atingir o ponto de ebulição, coloque 1 colher de sopa de erva-cidreira. Cubra e deixe esfriar. Filtre e tome 1 xícara 15 minutos antes de deitar.
  • Despeje 1 colher de sopa de flores de tília em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara antes de dormir. Se você sofre de nervosismo e essa é a causa de não dormir bem, recomenda-se, em seguida, despejar 3 colheres de sopa de flores de tília em um litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome ao longo do dia.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.