A mostarda é uma planta anual da família das crucíferas, que pode chegar a medir até um metro de altura. O talo é reto, peludo, ramoso e áspero.

Suas folhas são alternas, grandes, lanceoladas e com bordas inteiras. As flores, de cor amarela, são grandes e reunidas em ramos. A floração ocorre no início da primavera.

Existem basicamente duas variedades: a preta e a branca (Brassica nigra e Sinopse alba). Suas sementes fornecem farinha e óleo de mostarda, e com eles se prepara o molho de mostarda.

A mostarda tem sido uma planta utilizada desde os tempos antigos pelos egípcios, gregos e romanos por suas propriedades culinárias.

O termo mostarda vem do latim "mustum ardens", que significa mosto quente, já que os romanos misturavam as sementes com mosto de uva para melhorar o seu sabor com ervas.

Remédios Caseiros Com Mostarda e Seu Óleo

Propriedades Curativas da mostarda:

As sementes da mostarda preta contêm 25% - 30% de óleo gordo, o glucósido sinigrina e o fermento mirosina, (que decompõe a sinalbina).

A mostarda tem propriedades, estimulantes, aperitivas e diuréticas. A mostarda é usada na medicina natural, como cataplasma, para aliviar problemas do sistema respiratório, como resfriados, pneumonia, pleurisia, bronquite e tosse.

Também é usada de forma externa serve para reduzir o inchaço causado por golpes e lesões, por suas propriedades anti-inflamatórias. É utilizada para aliviar a dor nas articulações e musculares (ciática, tendinites, etc.).

É importante observar que a mostarda é usada também como um dos remédios dos Florais de Bach para as depressões cíclicas neuróticas que aparecem e desaparecem de forma brusca e repentina.

Remédios caseiros com mostarda:

Remédio com mostarda para resfriados, bronquite e tosse: Moa um punhado de sementes de mostarda e despeje dois punhados de farinha de linho. Em seguida, misture com um pouco de água e coloque na região do tórax. Deixe no local por 15 minutos.

Remédio com mostarda para aliviar as sensações de frio nas mãos, pernas e pés, devido à má circulação: Ferva um litro de água. Adicione 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralado e 1 colher de sopa de raiz de rábano picante ralada. Tampe, reduza o fogo e deixe ferver em fogo baixo durante 10 minutos. Retire do fogo, destampe e adicione 2 colheres de sopa de folhas de mostarda frescas ou secas e 2 colheres de sopa de agrião. Cubra e deixe descansar durante 1 hora. Dê sabor com uma pitada de algas marinhas em pó e algumas gotas de suco de limão. Tome um copo morno, várias vezes ao dia.

Remédio com mostarda para enxaqueca: Inale o cheiro de um frasco de mostarda forte.

Remédio com mostarda para a flatulência: Despeje duas sementes de mostarda em um copo de água e beba em jejum. A cada hora consuma uma semente a mais até chegar a 12 por hora tomada. Quando os gases se encontram sob controle, reduza o número de sementes gradualmente até chegar a tomar uma ou duas por dia.

Remédio com mostarda para dores nas pernas: Despeje 250 gramas de mostarda em um recipiente que contenha água que está fervendo e adicione a água do banho.

Remédio com mostarda para a ejaculação precoce: Misture 50 ml de óleo de gergelim e entre 5 a 10 gotas de óleo de mostarda. Massageie a área com esta preparação uma hora antes da relação. Lave bem para não irritar a pele do casal.

Receita Saudável Com Mostarda:

Receita de Feijão Cozido Com Mostarda

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão de molho durante 10 horas em sete copos de água.
  • Um pouco de joelho de porco.
  • 1 cebola branca picada.
  • 1 colher de sopa de suco de limão.
  • 3/4 colher de chá alga marinha kelp em pó.
  • 1 colher de sopa de mel escuro.
  • 2/3 xícara de melaço.
  • 1 colher de chá de baunilha pura.
  • ½ colher de chá de xarope de bordo puro.
  • 1 ½ colher de sopa de molho de tomate.
  • 1/8 colher de chá de mostarda seca.
  • 1 dente de alho picado.

Preparação: Ferva previamente os joelhos de porco até que fiquem macios. Retire a carne dos ossos, colocando em uma panela grande com um pouco do suco.

Enquanto juntas estão cozinhando os joelhos, cozinhe em fogo baixo os feijões de molho durante 1 ½ hora até que estejam macios, mas sem partir. Remova qualquer espuma dos feijões antes de cozinhar. Coloque os feijões e a metade do suco na panela grande com o porco desossado e seu suco. Adicione o alho e cebola picados.

Misture em uma tigela separada as algas kelp, o mel, o melaço, a baunilha, o xarope de bordo, o molho de tomate e a mostarda seca, adicionando 1 ½ xícara de água fervendo. Bata bem e despeje sobre os feijões.

Cubra e leve ao forno a 275° C por cerca de 7 horas, adicionando mais água se necessário. Mexa com uma colher de madeira a cada duas horas. Retire a tampa durante os últimos 45 minutos para dourar um pouco os feijões e a carne. Tenha cuidado para não queimá-los. Sirva quente com pão preto.

Para se livrar do efeito gasoso que produz os feijões, deixe de molho por pelo menos 24 horas antes do cozimento, adicionando ½ colher de chá de raiz de gengibre.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.