É uma infecção cutânea superficial altamente contagiosa, que aparece, preferencialmente em crianças pequenas e em idade escolar. É produzida por bactérias, especialmente pelo estreptococo e Staphylococcus aureus, ou por ambas as bactérias simultaneamente (de forma mista).

Em primeiro lugar, a infecção apresenta manchas planas, avermelhadas, em diversas áreas da pele, que poucos dias depois dão lugar a bolhas com líquido claro acompanhadas de intensa coceira (às vezes com pus).

Leia também: "Coceira na Pele: Causas, Sintomas e Tratamento".

Finalmente secam e surgem algumas crostas amarelas que lentamente se desprendem pelas bordas e caem. As lesões começam na face (perioral e perinasal), e a partir daí podem se espalhar para outras áreas, especialmente no couro cabeludo e braços pela elevada capacidade de contágio das vesículas, o que faz com que também haja pequenos surtos (em jardins de infância, escolas, colônias).

Remédios Caseiros Para Impetigo

Geralmente ocorre no verão ou quando está chegando ao fim. É transmitida diretamente de pessoa para pessoa, assim como pelos seus objetos (toalhas, copos, etc.).

Entre os fatores predisponentes se incluem estados de fraqueza, falta de higiene, desnutrição e clima úmido e quente.

Remédios Caseiros para Impetigo:

  • Despeje 3 colheres de sopa de flores de calêndula em meio litro de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e despeje na água do banho. Dê um banho na criança com esta preparação.
  • Despeje 4 colheres de sopa de equinácea em meio litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Adicione a água do banho e proporcione um banho para a criança afetada. Este remédio, como o anterior, é antisséptico e acalma a coceira.
  • Aplique, de forma externa, 3 vezes ao dia água silicata (remédio homeopático) para secar as crostas.
  • Coloque dentro de um saco de pano, um punhado de aveia. Coloque este debaixo da água corrente da banheira e abra a torneira. Dê um banho no afetado com esta preparação para combater a coceira.
  • Despeje em uma jarra com meio litro de água fervendo 30 gramas de trinitária. Beba 3 xícaras por dia: uma, em jejum, e mais duas ao terminar de almoçar e jantar. Adoce com algumas gotas de mel. O uso de trinitária para combater certas doenças da pele é muito antigo. É preciso usar a planta inteira.
  • Cubra a área afetada com uma mistura de argila e água. Você deve fazê-lo 3 vezes por dia.
  • Faça com que a criança lave as fossas nasais com uma solução de água e sal do mar se essa é a área afetada.
  • Coloque 3 camadas de folhas de repolho, previamente lavadas, sobre a área com impetigo.

Recomendações: Evite coçar as áreas lesionadas (especialmente as vesículas), limpe algumas vezes por dia as áreas afetadas da pele com sabonete antisséptico e muita água. Evite, no momento de secar, esfregar a pele e simplesmente pressione com suavidade a toalha.

Reduza o contágio, evitando o contato direto com outras crianças enquanto se observam vesículas. Destine roupas de uso exclusivo para crianças (toalhas, lençóis, roupas, etc.).

Lavar as mãos, sempre que tocar a pele afetada da pessoa com impetigo com abundância de sabonete antisséptico.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.