À psoríase (do grego "Psora", que significa coceira) é uma doença cutânea que não é contagiosa nem perigosa, mas sim pode resultar dolorosa e difícil de controlar.

Ocorre como resultado de um transtorno no volume das células cutâneas. As células normalmente levam entre 21 e 40 dias para amadurecer e subir até a superfície onde as células mortas são eliminadas.

Em caso de psoríase, as células cutâneas se reproduzem tão rapidamente que chegam à superfície e vão se acumulando com células mortas que formam placas grossas com escamas vermelhas acompanhadas de ressecamento e irritação.

As partes mais afetadas são o couro cabeludo e linha do cabelo, o interior da articulação dos joelhos e cotovelos e parte inferior das costas.

Remédios Caseiros Para Psoríase

Os sintomas mais comuns da psoríase são os seguintes:

  • Uma ou mais placas pequenas vermelhas com escamas.
  • Inflamação das articulações (artrite psoriásica).
  • Unhas grossas e deformadas.
  • Coceira.

A psoríase pode afetar qualquer pessoa (da mesma forma homens e mulheres) especialmente aquelas que se encontram no final da sua adolescência até vinte e poucos anos e na meia-idade.

No entanto, existem estudos que indicam que aproximadamente um terço da população com psoríase tem uma história familiar que sugere que o fator hereditário pode influenciar para sofrer esta condição.

Existem outros fatores que podem desencadear a psoríase como:

  • Infecções da garganta.
  • Medicamentos para hipertensão, como bloqueadores beta ou fármacos anti-inflamatórios sem esteroides para artrite.
  • O inverno devido em parte pela falta de sol e por outra pelo maior ressecamento da pele por causa do frio e aquecimento.
  • O estresse físico e emocional.

Leia também: "Pessoas Que Fumam Têm um Risco Aumentado de Psoríase".

É uma doença de tratamento lento e que, por vezes, retorna quando se considerava que já estava curada, especialmente se retorna uma alimentação inadequada. Por isso, recomenda-se também reforçar o tratamento utilizando os seguintes remédios naturais.

Remédios Caseiros Para a Psoríase

  • Tomar banhos de sol e água do mar. A luz solar melhora a psoríase, já que a luz ultravioleta retardar o crescimento excessivo das células cutâneas e reduz a inflamação que é um efeito colateral. Este remédio provém da helioterapia. Por outro lado, o sal marinho também é benéfico. Por isso, se você vive longe das áreas costeiras ou da praia, você pode comprar o sal marinho e dissolvê-lo em água e banhar as áreas afetadas três vezes por dia.
  • Aplicar óleo de alho nas áreas afetadas.
  • Aplicar polpa de aloe vera na área com psoríase e também tomar três colheres de chá por dia dessa planta (em algumas botânicas é vendido o suco de aloe vera) ajuda a curar a doença.
  • Preparar um óleo de arnica mediante a mistura de azeite de oliva e flor de arnica em uma panela e aquecer suavemente, retirando quando apenas ferver. Deixe descansar por alguns minutos e coe. Finalmente, unte as áreas afetadas.
  • Dissolver 1 e ½ xícara de bicarbonato de sódio em 3 galões (11,5 litros) de água para usar em compressas.
  • Ferva 100 gramas de farinha de aveia em 5 litros de águas, durante quatro minutos. Adicione a água resultante à água do banho que não deve estar muito quente e tome um banho durante um quarto de hora. Este remédio ajuda a melhorar a aparência da pele e alivia a coceira.
  • Lavar as partes afetadas por psoríase com shampoo para caspa que contenha zinco e, em seguida, aplique um creme para a pele seca.
  • Aplicar óleo de peixe ou vegetal (soja ou oliva) sobre as escamas duas vezes por dia, o qual ajudará a aliviar a coceira e suaviza as escamas o que facilita sua eliminação.
  • Cortar pela metade um abacate médio e retire a polpa. Misture com ¼ xícara de infusão de flores de camomila. Aplique sobre as áreas afetadas.
  • Retire a semente de um abacate, corte e pulverize. Coloque em um recipiente que contenha 2 litros de água e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar e lave as áreas com psoríase com esta preparação.
  • Ferva 2 colheres de sopa de raiz de bardana em uma xícara de água durante 5 minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar. Aplique sobre as áreas afetadas.
  • Coloque uma xícara de vinagre branco na água do banho para aliviar a coceira.
  • Misture 30 gramas de trevo, 30 gramas de raiz de bardana e 30 gramas de salsaparrilha. Retire um punhado desta mistura e despeje em um litro de água. Ferva durante 15 minutos. Retire e deixe repousar. Coe. Tome três xícaras diariamente, após o horário das refeições. Se existe um quadro de anemia, não use salsaparrilha.
  • Ferva uma boa quantidade de pétalas de flores de dente de leão em 5 litros de água durante 20 minutos, em seguida, despeje o líquido sobre duas laranjas e dois limões picados e 1,3 kg de açúcar. Deixe esfriar, adicione uma pitada de fermento e espere 48 horas. Em seguida, coe a mistura com um pedaço de musselina e armazene o líquido em um frasco. Este vinho depurativo pode ser engarrafado após cerca de seis semanas, embora para sua degustação seja recomendado que tenham se transcorrido seis meses desde o seu engarrafamento.
  • Ingerir o suco de agrião, já que contém muito enxofre.
  • Ferva em uma xícara de água 2 colheres de sopa de cavalinha durante por 5 minutos. Uma vez fresco, embeba uma bola de algodão e limpe as áreas afetadas.
  • Ferva em uma xícara de água 3 colheres de sopa de erva de São João ou hypericum durante 5 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, molhe um pano com esta preparação e coloque, como cataplasma, sobre as crostas.
  • As folhas de verdes de acanto contêm um suco espesso que é um remédio eficaz para a psoríase, eczema, queimaduras e feridas. Para estas utilizações, se prepara uma decocção de folhas e raízes, ou seja, cerca de 30 gramas da planta fervidas com água durante 10 minutos. Deve ser usado quente e de forma externa.
  • Tome várias xícaras por dia de infusão de amor perfeito selvagem. Esta é uma planta depurativa cujo efeito se manifesta principalmente não apenas sobre a psoríase, mas também em doenças de pele como eczema e impetigo.
  • Ferva durante alguns instantes ½ quilo de farelo de trigo e outros tanto de farelo de centeio em 2 litros e meio de água e adicione ao banho. A temperatura do banho deve ser de 35°C aproximadamente. Permaneça no banho por 10 minutos.
  • Aplicar nas manchas de pele seca causadas por esta doença um pouco de vaselina que lubrifica e permite remover as escamas duras que provocam coceira.

As pessoas que tem psoríase são recomendadas o seguinte: Evitar o consumo de carne vermelha, já que contêm ácido araquidônico, o qual é responsável pela piora da psoríase. Tampouco são aconselháveis produtos enlatados, farinha branca e açúcares refinados e, em vez de comer alho, aipo, agrião e alimentos que contenham fibras diariamente. Tire algumas férias e vá à praia e deite-se na areia por uma semana.

Escolha cuidadosamente os sabonetes, já que os fortes podem secar e irritar a pele e aumentar a coceira. Não tente disfarçar uma lesão aberta.

Instalar um filtro para remover o cloro da água de banho ou ducha, já que a água municipal geralmente contém cloro, o qual mais do que desidratar a pele, ajuda a aumentar os problemas da mesma. Umidificar a casa. A atmosfera seca de alguns quartos faz com que a pele seque o que agrava a psoríase. Considere comprar um umidificador em tais casos.

Permanecer magro. Por razões desconhecidas, é mais difícil controlar a psoríase em pessoas obesas, por isso é recomendado se manter magro. Não vá a lugares onde há ervas daninhas, já que poderia lesionar a pele.

Não use sapatos muito apertados ou cintos nem navalhas de barbear ou produtos químicos fortes.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.