Hoje vamos te explicar como tratar a candidíase vaginal, que é um tipo de infecção causada pelo crescimento de um fungo comum chamado Candida, especialmente a variedade chamada Candida albicans.

Sintomas de Candidíase Vaginal:

Como sintomas deste problema, podemos citar a irritação, ardor ao urinar, coceira, corrimento vaginal muito espesso e dor ao ter relações sexuais.

A candidíase se dá muito frequentemente (aproximadamente 75% das mulheres sofreram pelo menos uma vez na vida), sendo mais comum em mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico debilitado. Também costuma ocorrer em pessoas que estão tomando antibióticos ou corticoides. Por outro lado, a falta de higiene e o uso de sabonetes inadequados também são causas desta infecção.

Como Tratar a Candidíase Vaginal

Leia também: "Candidíase Vaginal Durante a Gravidez".

Tratamento de Candidíase Vaginal:

O tratamento da candidíase vaginal requer a administração de medicamentos antifúngicos, responsáveis por paralisar o crescimento deste fungo no organismo. Podem ser administrados por via oral (em cápsulas ou comprimidos), ou por via local, sendo esta última a mais comum. Consiste na introdução de óvulos dentro da vagina, como um supositório, ou em aplicar cremes diretamente sobre a área. O tratamento varia de acordo com as características da infecção e o estado geral da paciente.

É essencial que a mulher afetada complete o tratamento médico, porque esta infecção se reproduz muito facilmente. Além disso, é necessário não tomar esse tipo de medicamento sem antes consultar o especialista, já que se realmente não precisamos, provocaremos o aparecimento de uma infecção ainda maior do que candidíase.

Para conhecer com certeza o tratamento adequado da candidíase vaginal para cada mulher, deve-se realizar um cultivo da vagina e uma amostra do tecido afetado. Este passo é essencial, também, para descartar outros problemas, tais como tricomoníase, vaginose bacteriana ou infecção por clamídia, cujos sintomas são muito semelhantes aos da candidíase.

Embora o aparecimento dessa infecção seja muito comum, existem algumas maneiras de preveni-la. Mudar frequentemente de roupa interior, manter uma boa higiene e evitar sabonetes perfumados são três técnicas básicas para isso.

Esperamos que esta informação sobre como tratar a candidíase vaginal tenha sido de utilidade, se você pensa assim, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que esta informação chegue para mais mulheres.