Para muitos médicos, o maior problema que enfrenta uma mulher grávida é o equilíbrio emocional, pois o estresse da mãe afeta o feto.

À medida que avança o processo de gestação. Nos últimos anos tem havido estudos que demonstram que o estresse intenso durante a gravidez pode ter repercussões negativas durante a gravidez.

Dado que as circunstâncias que fazem com que a mulher grávida esteja sob uma situação estressante não podem ser alteradas, muitas vezes, e muito menos é sua culpa, tudo o que você poderia fazer é tentar melhorar seu bem-estar e evitar situações que alterem o seu estatuto emocional.

Consequências do Estresse Materno Durante a Gravidez

Duas das consequências do estresse durante a gravidez é o aumento das possibilidades de que se produza um parto prematuro ou que o bebê nasça abaixo do peso. Isso ocorre porque os hormônios relacionados ao estresse (cortisol) se elevam tanto que podem reduzir o fornecimento de sangue para a placenta e, portanto, se produz um parto prematuro.

Será Que o Estresse da Mãe Afeta o Feto?

Uma situação de ansiedade contínua pode levar a outros problemas futuros para o pequeno como transtorno de hiperatividade ou déficit de atenção. Além disso, quanto maior for o nível de cortisol no líquido amniótico mais probabilidades têm o bebê de desenvolver um coeficiente intelectual mais baixo.

Leia também: "5 Sinais de Alerta na Gravidez".

É por tudo isso que uma mulher grávida deveria procurar meios para melhorar sua situação emocional. Cada mulher deve encontrar sua própria técnica, mas se serve de ajuda, a partir daqui vamos propor algumas ideias:

Conselhos Para Reduzir o Estresse Durante a Gravidez:

Massagem: Se já é relaxante e prazeroso quando estamos estressadas, imagine quando estamos grávidas. Você pode ir a um profissional ou que te faça o seu parceiro. A segunda opção pode ser perfeita, porque assim o seu parceiro começa a criar laços com o pequeno que está por chegar. Curioso, não é?

Ioga ou pilates: Começar a praticar qualquer uma destas duas disciplinas te ajudará a acalmar sua mente e seu corpo e até é possível que se torne um hobby depois que você der a luz!

Sexo: Ter relações sexuais durante a gravidez é seguro e bom. O casal continua fortalecendo a relação e você descansa melhor, sem contar que você desfruta e te relaxa.

Estas são apenas algumas ideias, mas existem muitas mais. Nós poderíamos sair para uma caminhada, ler, assistir filmes, ouvir música ou encontrar um novo hobby com o qual limpar a mente. No entanto, se há algo que devemos fazer é que, quando saímos do trabalho, saímos do trabalho.

Como você vê o estresse da mãe afeta o feto, por isso se cuide e relaxe para que tudo corra bem.