Se você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade em adormecer, luta com a insônia ou acorda com frequência durante a noite, isso é muito comum. Estes são passos exatos que você precisa seguir para obter uma melhor qualidade do sono e te ajudar a adormecer mais rápido.

5 Passos Para Começar a Dormir Melhor:

1. Mude sua dieta. O passo número 1 para superar a privação de sono é mudar sua dieta. Antes de ir para a cama, é fundamental obter algumas gorduras saudáveis em seu sistema para te ajudar a adormecer logo após sua cabeça encostar no travesseiro. Por exemplo, tanto o abacate rico em benefícios quanto o iogurte orgânico (sem açúcar) podem funcionar muito bem, pois esses alimentos são ricos em magnésio e potássio. Muitas pessoas não estão conscientes de que sofrem de baixo teor de potássio ou têm sinais de uma deficiência de magnésio, e ambos são nutrientes cruciais que você precisa para que seu corpo relaxa e te ajudar a adormecer à noite.

5 Passos Simples Para Curar a Insônia Naturalmente

alimentos que ajudam a evitar a insônia são:

  • Alimentos ricos em triptofano: Este aminoácido estimula a produção de serotonina, o que ajuda com o relaxamento. Inclua peru, frango ou atum para o jantar.
  • Carboidratos complexos: Os carboidratos também ajudam com a produção de serotonina, por isso tente incluir abóbora ou batata doce em seu jantar.
  • Leite: Um copo de leite morno antes de dormir ajuda a pegar no sono.
  • Alimentos ricos em magnésio: O magnésio é conhecido como o mineral do "relaxamento". Inclua vegetais de folhas verdes, sementes de gergelim, abóbora e girassol, e aveia em sua dieta.
  • Vitaminas do complexo B: Carne, levedura de cerveja, fígado e vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas B.

Leia também: "Como Evitar a Insônia?".

2. Evite o uso de eletrônicos. Assistir televisão, usar o computador, o iPad ou o smartphone, que muitas vezes residem ao lado das camas das pessoas pode prejudicar seu sono. A luz azul que é emitida da tela desses aparelhos afeta a melatonina, conhecida como hormônio do sono.

Portanto, é recomendado que por cerca de 30 minutos, pelo menos, idealmente uma hora, antes de dormir, você desligue todos os eletrônicos, e faça algo que ajude a relaxar, como ler um bom livro.

3. Tome suplementos. A etapa número três é tomar suplementos de qualidade, especialmente um suplemento de magnésio, para curar a insônia. Tomar um suplemento de magnésio, cerca de 400 a 500 miligramas antes de dormir, pode te ajudar de forma natural a reduzir o estresse e realmente melhorar o sono.

Além disso, suplementos como melatonina ou de valeriana podem ajudar, mas não é recomendado tomá-los em longo prazo.

4. Use óleos essenciais. O próximo passo para realmente te ajudar a melhorar o seu sono é usar óleos essenciais, especialmente o óleo essencial de lavanda e óleo essencial de camomila. A camomila, seja no chá ou óleo essencial, é uma das melhores ervas medicinais para combater o estresse e promover o relaxamento. A inalação de vapores de camomila é muitas vezes recomendada como um remédio natural para a ansiedade e depressão geral, que é uma das razões pelas quais o óleo de camomila é um ingrediente popular em muitas velas, produtos de aromaterapia e tratamentos de banho imersão.

Com o óleo de lavanda, você deve difundi-lo em sua cama à noite ou apenas usar algumas gotas de óleo de lavanda e esfregá-las em seu pescoço. Os benefícios do óleo de lavanda incluem ter certos compostos aromáticos que ajudam a relaxar seu corpo. Além disso, você pode tomar um banho quente com óleo de lavanda e sais de Epsom, que funcionam muito bem porque possuem magnésio.

5. Mude seu estilo de vida. Por último, mas não menos importante, você provavelmente precisará mudar seu estilo de vida, a fim de encontrar a cura para insônia. Por exemplo, certificar-se de que sua cama é confortável e que seu quarto esteja escuro o suficiente, que não haja ruídos, que a temperatura esteja boa, etc.

Para conhecer outras formas de tratar a insônia, não deixe de conferir o nosso artigo "Terapias Alternativas Para Eliminar a Insônia".