As articulações tendem a enfraquecer devido a uma série de fatores, entre estes se encontra a má alimentação, envelhecimento, doenças hereditárias, entre outros. É muito possível melhorar a saúde das suas articulações com uma dieta equilibrada, rica em todos os nutrientes essenciais.

Leia também: “Suplementos Para a Saúde Articular”.

Durante algum tempo tem sido falado sobre diferentes alimentos que são muito úteis para melhorar as articulações, desta vez, vamos mencionar quais são os mais poderosos para ajudar a promover a saúde das articulações.

Um grande número de radicais livres é produzido no corpo como resultado de reações metabólicas. Estes radicais livres são destrutivos por natureza e devem ser eliminados pelo organismo. Os alimentos que são ricos em antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres.

Alimentos Bons Para a Saúde das Articulações

Alimentos Bons Para a Saúde das Articulações:

Alimentos Cítricos: Os alimentos ricos em vitamina C e alimentos que são ricos em vitamina E, A e selênio são excelentes antioxidantes. Portanto, mediante o aumento do seu consumo, é possível promover a saúde das articulações. Os alimentos que são ricos nestas vitaminas são: toranja, laranja, mamão, manga, framboesa, abacaxi.

Outros alimentos que ajudam a manter as articulações são: brócolis, grãos integrais, sementes da flor de sol, cereais, manteiga de amendoim, farinha de aveia e arroz integral.

Um benefício adicional destes nutrientes é que ajudam no processo de renovação celular e, portanto, ajudam a superar qualquer dano menor nas articulações devido a uma lesão ou desgaste, assim como arranhões devido a movimentos amplos durante a prática de exercícios ou esportes.

Inclusive podem ajudar a melhorar o sistema imunológico do organismo e proteger contra doenças que têm efeito sobre as articulações.

Ácidos Graxos Ômega-3: Outro nutriente essencial que desempenha um papel-chave na promoção da saúde das articulações são os ácidos graxos que contém propriedades anti-inflamatórias, o que contribui para melhorar muitas doenças das articulações tais como a artrite.

Os ácidos graxos ajudam a reduzir a inflamação e a dor nas articulações observadas em pacientes com artrite. Como os ácidos graxos ômega-3 não são sintetizados no corpo, por isso é necessário ingeri-los através de uma dieta.

Os alimentos que são ricas fontes destes ácidos graxos são:

  • Sardinhas
  • Atum
  • O salmão, já que é um alimento que contém vitamina D, a qual contribui para uma melhor absorção do cálcio nos ossos e nas articulações.

Frutos Secos: Nozes, frutas e verduras frescas, grãos integrais e sementes também servem como uma boa fonte destes ácidos graxos.

Para obter resultados realmente eficazes é essencial consumir uma quantidade equilibrada de ácidos graxos ômega-6. No entanto, devemos ter certeza de não consumir uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3, isso ajudará a manter as articulações livres de dores. Também ajuda a reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral hemorrágico, o qual sempre resulta muito grave.

Água: O aumento da retenção de elementos tóxicos no organismo pode resultar em várias doenças e uma maneira fácil para se livrar destes resíduos tóxicos é através do consumo de grandes quantidades de água. O aumento do consumo de água reduz a carga sobre os rins mediante a eliminação de toxinas através da urina. Também ajuda a eliminar problemas de constipação, uma das principais causas de dores nas articulações em algumas pessoas.

Azeite de Oliva: Este azeite tem se posicionado como um dos que mais reduzem a dor e a rigidez em pessoas que sofrem com artrite reumatoide, já que possui propriedades anti-inflamatórias atribuídas ao ácido oleico do azeite, que contém polifenóis e ácidos graxos ômega-3, que são antioxidantes.

Leia também: “Os 10 Melhores Remédios Naturais Para Dores nas Articulações”.

Além de todas as medidas dietéticas dadas acima, é fundamental a prática de exercícios ou realizar um esporte por pelo menos trinta minutos todos os dias, já que o sedentarismo é um fator que influencia indiscutível nas articulações, portanto, em nossas atividades diárias é bom nos mantermos ativos, pois a prática regular de exercícios aumenta o fluxo sanguíneo e mantém as articulações ativas e em funcionamento.

Seguindo essas dicas simples, é muito fácil manter as articulações saudáveis e nos sentirmos saudável. A prática estrita destas medidas mencionadas por cerca de um mês sem falhar, melhora, sem dúvida, a saúde das articulações e alivia a dor nas articulações, sem a necessidade de qualquer medicação.