Hoje queremos te dar algumas dicas para que saiba como evitar a insônia e poder dormir e descansar adequadamente.

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de iniciar e manter o sono durante a noite, e que apresenta sintomas tais como dificuldade em adormecer, acordar frequentemente durante a noite e sensação generalizada de cansaço; além de apresentar sonolência diurna, irritabilidade e dificuldade de concentração ou memória.

A insônia pode ser causada principalmente pelo estresse; além de poder ser devido à doença, fatores ambientais, depressão ou alguns medicamentos, entre outras causas.

Hábitos Saudáveis Contra a Insônia

É importante tentar combater a insônia através de bons hábitos de saúde para conseguir uma noite de sono reparadora.

Como Evitar a Insônia?
  • Estabelecer uma rotina de sono todas as noites, dormindo e levantando todas as manhãs no mesmo horário, e o que é mais importante não tirar cochilos para que não falte sono durante a noite.
  • Evite cafeína e tabaco, especialmente a partir da tarde, já que são estimulantes e podem evitar que você adormeça.
  • Não beba álcool, porque a única coisa que pode fazer com que você é que te acorde durante a noite, porque interfere com a qualidade do seu sono.
  • Para evitar a insônia tente não fazer exercício em horas próximas de dormir, já que te estimulará e fará com que seja mais difícil adormecer.
  • Estabeleça um ambiente confortável para dormir e tente realizar rotinas que ajudem a relaxar, como ler, ouvir música ou tomar um banho quente.

Leia também: "Terapias Alternativas Para Eliminar a Insônia".

Alimentos Contra a Insônia

É importante antes de ir dormir que você considere sua alimentação, e saiba quais alimentos favorecem o sono e quais devem ser evitados antes de tudo.

  • Evite refeições pesadas, especialmente à noite, tente uma refeição leve antes de dormir, que te ajude a dormir.
  • Fale com o seu médico sobre os medicamentos que toma, sejam prescritos pelo seu médico ou sem receita, porque muitos deles têm uma grande carga de cafeína.
  • Evite alimentos picantes, que irão tornar o seu sistema digestivo mais lento quando você vai dormir e provoca azia.
  • Para evitar a insônia consuma produtos lácteos, pois contêm triptofano, que é uma substância que estimula o sono; também outros alimentos ricos em triptofano são frutos secos, ovos, leite, sementes, peixes oleosos, frutas e verduras.
  • vite a cafeína, pois apenas lhe dará transtorno do sono, especialmente à noite antes de dormir; por isso, é preciso evitá-la, mas também outras fontes menos distintas, tais como chocolate, chá, refrigerante e café descafeinado.
  • Evite alimentos ricos em gorduras e frituras, experimentando uma alteração nos ciclos de sono, além de refeições pesadas que apenas ativam a digestão durante a noite.
  • Beba muita água durante todo o dia para se manter hidratado.

Que tal essas dicas para evitar a insônia? Se você conhece outros remédios compartilhe nos comentários deste artigo, e se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para ajudar outras pessoas.