Se falamos de vitamina C certamente que em seguida nos vem à mente a laranja ou qualquer outro cítrico como um recipiente para este nutriente essencial para a saúde. Nesta ocasião vamos nos concentrar nos Kiwis, uma fruta que, por vezes, contém mais vitamina C do que a laranja e é imprescindível que esteja presente na dieta de todo atleta.

É verdade que as frutas cítricas são ricas em vitamina C, mas, por vezes, devido à falta de tempo não consumimos as quantidades necessárias para estar em perfeitas condições, por isso recomendamos a partir de Saúde Dicas a ingestão de outra variedade de fruta, o kiwi, que nos fornecerá altas quantidades de vitamina C, especificamente a variedade de ouro desta fruta contém as quantidades recomendadas para um organismo adulto em um dia. Mas não apenas de quantidades se trata, mas de que nos resultará a manutenção dos níveis corretos de vitamina C.

Kiwi, Vitamina C em Estado Puro, Essencial Para o Esporte

Leia também: "Vitamina C - As Propriedades da Vitamina C".

Benefícios da Vitamina C:

Assimilação dos nutrientes. Para aqueles que praticam esporte a vitamina C é essencial, já que primeiramente é fundamental no momento de assimilar bem os nutrientes dos alimentos. Um deles será o ferro, necessário para manter uma correta força muscular, além de melhorar a condição dos tecidos corporais. Além disso, nos ajudará melhorando a assimilação das gorduras e evitando o seu acúmulo no organismo.

Produção de colágeno. Não se esqueça de que a vitamina C também age diretamente na produção de colágeno pelo organismo. Esta substância é necessária para manter alguns tecidos jovens e saudáveis, assim como algumas cartilagens e tendões flexíveis. Manter o colágeno do corpo em bom estado nos ajudará a prevenir lesões e melhorar a mobilidade geral de todas as partes de todo o organismo.

Fortalecer o sistema imunológico. Devemos lembrar que a vitamina C é essencial no momento de fortalecer o sistema imunológico, já que como bom antioxidante, nos ajudará a proteger as células dos ataques aos quais estão submetidas pelos radicais livres. Especialmente no caso dos atletas esta exposição é maior, já que o risco de oxidação celular aumenta com a atividade esportiva. Por isso, é necessário manter os níveis de vitamina C no organismo.

Para todos esses casos, o kiwi pode ser a solução mais rápida no momento de conseguir carregar as reservas de vitamina C diárias com um simples gesto, já que com apenas uma peça podemos cobrir as necessidades diárias. Além disso, é um alimento rico em fibras, que nos ajudará a conseguir um perfeito trânsito intestinal e eliminar os resíduos do organismo, melhorando ainda mais a nossa saúde.