Você sabia que fazendo um pouco de exercício todos os dias tornará sua vida muito mais completa e se sentirá muito mais feliz? Neste artigo vamos falar sobre esses benefícios e vantagens que tem fazer esporte, tanto em nível físico como em nível emocional, porque se exercitar produz um aumento de endorfinas que te farão se sentir muito melhor.

O que Você Precisa para Fazer Esporte

Antes de colocarmos mãos a obra e começar a sentir esse formigamento sensacional que via produzir o fato de ler todos os benefícios e vantagens do esporte, vamos falar sobre o que é que você precisa.

Uma maneira rápida e simples para tratar os temas que nos tem trazido até aqui: roupa confortável, respirável e com a qual você se sinta confortável consigo mesmo. Para as mulheres, adicionar um sutiã esportivo, independentemente do tipo de exercício que você vai fazer.

Melhore sua Qualidade de Vida na Academia

Você pode encontrar tudo isso em lojas físicas ou inclusive online. Onde você costuma comprar?

Os Grandes Benefícios de Fazer Esporte:

Ainda existem aqueles que colocam em dúvida os grandes benefícios que envolvem fazer exercício diariamente, com meia hora por dia seria um grande início para começar a perceber como você se sente muito melhor fisicamente, mas, em nível emocional, nos atrevemos a dizer que desde o primeiro momento você começará a sentir essa sensação de alegria que apenas pode garantir uma boa dose de endorfina.

Se nós falamos de endorfinas e de uma maior sensação de bem-estar, diretamente estamos falando de afastar essa sensação de tristeza que muitos associam com a depressão ou com a estação do ano em que nos encontramos. O esporte pode ser uma maneira de prevenir ou aliviar esses sentimentos que atormentam e oprimem, que fazem com que existam dias em que nos sentimos esgotados ou com uma apatia esmagadora, mas... Se você se permitir fazer um pouco de exercício, te manterá na linha.

Outro dos grandes benefícios do esporte é que, enquanto o realiza todo o mundo é paralisado, as preocupações vão embora e apenas existe esse momento específico em que você está desfrutando do seu exercício. A concentração é essencial em todos os exercícios, o que nos permite também descarregar as tensões e as frustrações do dia para poder recarregar as baterias e sair como novo.

Para nós, esses três aspectos são os grandes benefícios do esporte e vamos nos fixar no fato de que ainda não começamos a falar sobre os aspectos físicos, mas existem.

Quando você pratica esportes se vê muito melhor, não apenas é o fato de que se tonificam os músculos, mas também muda a maneira de ver a vida, você está na onda da felicidade! Além disso, você está promovendo o cuidado do seu corpo, reduzindo os riscos e apostando por um estilo de vida mais saudável.

Leia também: "Exercícios Para Melhorar a Qualidade de Vida".

Vantagens de Fazer Esporte na Academia:

Fazer esporte ao ar livre é uma alegria, especialmente quando o tempo está bom e você tem uma área de jardim para poder fazê-lo, mas quando você não tem um bom lugar ou está buscando coisas mais concretas, a academia é a melhor opção.

Para nós existem quatro principais razões pelas quais recomendamos para e pensar em ir ou não para uma academia:

  • Professores ou monitores: não é o mesmo fazer um exercício de pilates sozinho em casa ou fazer ciclismo indoor com alguém que esteja te indicando como você tem que fazer, como prevenir lesões, que te corrija quando você faz algo errado ou que vá marcando os desafios para que você possa superar a si mesmo e dar o seu melhor.
  • Rotinas: em função do momento físico em que você se encontra, precisa levar uma rotina determinada de exercícios, não pode se impor o mesmo ritmo e nível que uma pessoa que tem diferentes condições físicas e isso em uma academia pode te oferecer um personal trainer ou qualquer monitorar que se encontre ali. Você tem que respeitar o seu tempo.
  • Disciplina: se você quiser conseguir algo precisa impor disciplina e às vezes, existem pessoas que não são capazes ou encontram dificuldades para impor essa rotina.
  • Social: o aspecto social é tão importante como qualquer outro, porque você vai interagir com muitas pessoas de diferentes idades, pode estabelecer novas relações sociais em que é possível se converter em uma amizade e isso, em nível emocional, também é um aspecto muito rico para a qualidade de vida, já que como o ser humano é social por natureza e necessita dos que o rodeiam.

Se ainda não te parece razão suficiente para começar a fazer esporte, que tal se animar a fazê-lo pelo simples fato de que você sabe que logo vai se sentir melhor do que nunca?

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.