O ácido hialurônico ou hialuronato é uma molécula presente em nosso organismo de forma natural. Apesar de ser conhecido por seu uso em medicina estética, seus efeitos sobre a saúde são realmente surpreendentes. Vamos te revelar tudo no seguinte artigo.

O ácido hialurônico é fruto da união entre açúcares ou carboidratos com a água, através da qual adquirem uma aparência gelatinosa. Quando adicionamos esta substância desde o exterior, obteremos múltiplos benefícios, sendo muito populares aqueles que se referem ao campo da estética e da cosmética. No entanto, como mencionamos nas linhas anteriores, também fornece grandes benefícios para a nossa saúde.

O Autêntico Efeito do Ácido Hialurônico Para a Saúde

Propriedades do Ácido Hialurônico

A presença desta substância é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente nas articulações e nas camadas externas da pele. O ácido hialurônico se encontra tanto nos ossos como nas cartilagem, destacando a cartilagem hialina, que é a cobre as extremidades dos ossos quando se flexionam.

Uma das propriedades do ácido hialurônico é a proteção que oferece às articulações, amortecendo a fricção e os impactos sobre as mesmas. Tudo isso se deve ao fato de que é uma espécie de líquido e gelatinoso. A falta de ácido hialurônico nestas áreas dificulta grandemente a mobilidade. Também, é um dos três elementos que compõe os tecidos conjuntivos, junto com a elastina e o colágeno. Por sua vez, estes são os responsáveis por unir o osso com o músculo. Com o passar dos anos, os níveis dessa molécula são reduzidos progressivamente.

Leia também: "Vantagens do Ácido Hialurônico na Beleza e na Medicina".

Ácido Hialurônico Para Doenças Articulares

O ácido hialurônico é muito utilizado na medicina regenerativa e reparadora das articulações. É comum, por exemplo, para tratar as doenças degenerativas como a osteoartrite ou a osteoporose. Forma parte dos processos de reabilitação, pois mediante infiltrações nas áreas danificadas se consegue recuperar o nível de líquido sinovial perdido.

Desta maneira, melhora a qualidade de vida do paciente, já que facilita o movimento das articulações, alivia a dor e as protege. Em alguns casos, este tratamento é essencial para que a pessoa que sofre este tipo de transtorno possa retomar suas atividades diárias.

Benefícios do Ácido Hialurônico Para o Joelho

O joelho é uma das partes do corpo mais sensíveis à falta desta substância, por isso sofre dores especialmente fortes e uma grande redução da mobilidade nesses casos. Seu uso é adequado praticamente para todos os pacientes, já que não produz efeitos colaterais notáveis.

Os resultados da sua infiltração são vistos rapidamente, pois em apenas 24 horas depois da sua aplicação a área começa a se desinflamar e a dor do joelho é reduzida. De fato, em casos leves, com uma injeção, costuma ser suficiente; em outras ocasiões, é preciso repetir o processo durante semanas. As sessões são rápidas e indolores, e com a passagem do tempo podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes, fornecendo ao joelho proteção, flexibilidade e capacidade de amortecimento.

Às vezes, as injeções não são necessários e o médico decide optar pela administração de suplementos diários. Os encontramos em forma de pílula, que sempre devem ser adquiridas em farmácias e sob a supervisão de um especialista.

Leia também: "Ácido Hialurônico – O Que é o Ácido Hialurônico?".

Possíveis Efeitos Secundários do Ácido Hialurônico

As infiltrações de ácido hialurônico não costumam provocar efeitos secundários preocupantes.

Podem ter lugar alguns desconfortos, como a rigidez, a inflamação ou a irritação da pele, entre as 24 e as 48 horas aproximadamente depois da sua administração, mas o normal é que desapareçam em um curto período de tempo.

O que você acha sobre esta informação sobre o ácido hialurônico e seus efeitos sobre a saúde? Se você ficar atento ao nosso site, vai testemunhar os novos artigos novos sobre essa substância.