Se você costuma ter dor nos joelhos o exercício pode te ajudar a fortalecer os músculos. Ao fortalecer esses músculos reduz a pressão que suporta a articulação do joelho, mas é preciso saber que nem todos os exercícios são recomendados ou é preciso ter cuidado ao realizar alguns deles. Em Saúde Dicas, quais são os exercícios e esportes que você pode fazer se tiver dor no joelho.

O exercício moderado é essencial para as articulações, nosso corpo está projetado para se mover. Às vezes as pessoas que têm dor no joelho não sabem que existem exercícios que podem fortalecer seus músculos e contribuir para aliviar o seu desconforto, mas devemos levar em conta diversos fatores que não façam com que o joelho acabe sofrendo as consequências de um esforço excessivo.

Quais São os Exercícios e Esportes Que Você Pode Fazer se Tem Dor no Joelho

É evidente que tendo dor no joelho devermos fazer exercício moderado ou ir a um médico ou fisioterapeuta para que nos recomende os melhores exercícios para nossa condição, assim como aqueles esportes que podemos praticar. O fato de ter uma lesão ou dor no joelho não nos impedirá de exercitar e que de fato, o façamos para poder nos recuperar.

O que devemos fazer para nos recuperarmos de dor no joelho?

Força. É importante que façamos exercícios que nos permitam fortalecer a musculatura que suporta a referida articulação. Fortalecer os quadríceps e inferior da coxa ajudará a articulação do joelho e para absorver o impacto ao caminhar ou descer escadas de modo que não sentiremos tanta dor, e, lentamente, se temos uma lesão no joelho será possível nos recuperarmos completamente.

Flexibilidade: Também o alongamento de certos músculos para fortalecê-los é importante para a prevenção de lesões. Quanto mais fortes estão os músculos melhor apoiarão o joelho ao caminhar ou correr. A flexibilidade é a chave para poder fazer um bom jogo de joelho.

É por isso que para melhorar e ganhar flexibilidade podemos realizar alongamentos suaves, algo que por outro lado é de sobra, necessário antes e depois do exercício, já que com isso conseguiremos também reduzir a dor muscular fortalecendo a musculatura e mantendo-a mais flexível. À medida que você vai criando uma rotina de exercícios sua musculatura se fortalecerá cada vez mais também será mais flexível.

Como e Quando Começar os Exercícios de Joelho?

Dependendo se você tem alguma lesão, ou que tenha sofrido alguma operação de joelho, os médicos e fisioterapeutas são os profissionais que conjuntamente te aconselharão os exercícios. Assim como frequência, tipo de exercícios. O fisioterapeuta te mostrará como fazer o exercício de maneira correta para que trabalhem os músculos, mas sem castigá-los.

No momento de começar os exercícios é bom seguir alguns conselhos:

  • Comece pouco a pouco de forma progressiva, primeiro com poucas repetições e gradualmente vá aumentando ou adicionando peso ao exercício.
  • Não ignore a dor, se dói você deve ao médico ou fisioterapeuta. Você não deve sentir uma dor aguda após o exercício, uma coisa é que seja um ligeiro desconforto, outra que tenha muita dor.
  • Não exagere, não se trata de esforçar muito isso não vai te ajudar. Às vezes você pode sentir rigidez ou cansaço após o exercício. Se no dia seguinte ou depois de algumas horas você se sente ainda fatigado é porque se excedeu com o exercício.
  • Consulte suas dúvidas com o seu médico ou fisioterapeuta se fazendo algum exercício sente dor, se te fadiga muito, é a melhor maneira que podem te ajudar.
  • Aplicar uma rotina. No início certamente que qualquer exercício ou esporte que você pratique para o joelho vai doer e, especialmente, depois de terminar. Apesar disso, não abandone. O primeiro dia será um "inferno", mas pouco a pouco e se você mantém uma rotina se dará conta de que a dor vai desaparecendo e que seu joelho vai melhorando.
  • Alongue antes de se exercitar. Já dissemos que o alongamento é fundamental para fazer exercício e especialmente para os de joelho. Não se esqueça.
  • Descanse pelo menos um dia. Por mais que você pratique diariamente e imponha uma rotina de exercícios não é bom se esforçar demais. Você deve deixar que o seu corpo se recupere e para isso é melhor descansar um dia.

Exercícios Recomendados Para Joelho:

Exercício 1: deitado de costas mantenha uma perna flexionada e a outra reta. Aperte os músculos da coxa e a perna direita até conseguir levantar o pé do chão. Mantenha cerca de 5 segundos, abaixe lentamente e repita.

Exercício 2: neste exercício se trabalha a parte dianteira e posterior da coxa, assim como quadris e nádegas. Você deve colocar duas cadeiras que vão te apoiar para não perder o equilíbrio, levante uma perna ligeiramente, abaixe lentamente a perna. Mantenha cerca de 5 segundos. Repita lentamente. Você deve fazer pelo menos uma série de quatro por cada perna ou concentrar apenas no joelho ruim. Neste caso, faça uma série de cinco e descanse alguns segundos para voltar a fazer outras cinco vezes o exercício.

Exercício 3: alongamento de tendões. Você deve sentar com as costas retas e as pernas estendidas para frente. Os pés descansam sobre seus calcanhares. As palmas das mãos no chão vão deslizando lentamente para os tornozelos, mantenha a posição 30 segundos.

Com estes exercícios você vai recuperar a força no joelho pouco a pouco e de forma segura.

Esportes Indicados Para o Joelho:

Por outro lado e falando de esportes, você também pode praticar um pouco de corrida para fortalecer o joelho, embora nada de correr em nível de competição, muito menos por um tempo muito longo.

Você pode tentar sair para caminhar durante meia hora ou quinze minutos e, em seguida, começar a correr pequenos percursos por meia hora ou quarenta e cinco minutos.

A natação, embora não pareça é bom para se recuperar de uma lesão ou dor no joelho e certamente seu fisioterapeuta recomendará que você realize algum tipo de especialidade como hidroginástica que mistura alguns exercícios de aeróbica com o fato de praticá-los na água. Aos poucos, seu joelho pegará força e se sentirá muito melhor para praticar natação.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.