Se você se exercita com frequência, provavelmente encontrou alguns mitos por aí sobre se manter em forma. Antes de acreditar em todos e terminar fazendo algo que não funciona para sua rotina de exercícios, informe-se. Aqui te contamos sobre três mitos comuns sobre o exercício. Não se deixe enganar pelos rumores.

Se você não suar, não é bom. Se você se exercitar à noite é melhor. Que não é preciso alongar os músculos antes do exercício. Que é errado fazer exercícios duas horas antes de deitar. Que levantar pesos impede o crescimento. Quantos mitos sobre o exercício! Todos surgem de alguém que disse a alguém, e esse alguém lhe disse. Mas antes de você comer toda a história sobre algumas crenças sobre o exercício e colocar em prática esses mitos que podem ser inofensivos ou causar sérios danos, informe-se.

Três Mitos Sobre o Exercício

É necessário entender que todas as pessoas reagem de forma diferente ao exercício. Então, o que pode funcionar e ser verdade para os seus amigos, pode não funcionar para você. E se não funcionam para você podem causar frustração ou criar falsas expectativas.

O que você acha de fazermos um tour por alguns dos mitos mais comuns sobre o exercício? Tome nota:

Mito 1: "Se o corpo não dói, enquanto você faz exercício, é porque você não está fazendo o suficiente". Mentira! Essa ideia de que sem dor, não existe ganho, não tem nenhum fundamento. Por outro lado, se você fizer os exercícios da maneira correta, o corpo não tem porque doer. Se doer, é uma de duas coisas: você está fazendo errado ou tem alguma lesão. Se enquanto você está se exercitando sente dor, pare e descanse até que não doa mais. Se a dor não desaparece ou torna-se mais intensa, consulte o seu médico.

O que, sim é normal é sentir um pouco de dor no dia seguinte ou dois após realizar o exercício, mas não ao ponto de te impedir de funcionar normalmente. Não exagere com o exercício, uma sessão de exercício moderado de 40-60 minutos por dia, é uma medida perfeita para um adulto saudável, depende da sua condição física e do que você está acostumado a fazer.

Mito 2: "Comer mais proteína ajuda a ter músculos maiores". Para derrubar este mito é preciso entender o que é realmente necessário para aumentar a massa muscular. Um dos requisitos é a utilização de pesos para criar mais resistência do que os músculos estão acostumados. A outra é comer mais calorias do que você queima. E já sabemos, é fácil acreditar nas modas de dietas ricas em proteína, mas a realidade é que de acordo com a Associação Americana Dietic, os músculos precisam de todos os nutrientes igualmente para se desenvolver. Ou seja, carboidratos, proteínas e gorduras. Por isso, o melhor para ter os músculos que deseja desenvolver é levar uma dieta saudável e equilibrada, combinada com exercício cardiovascular e pesos. Não se deixe vender pela ideia de que apenas proteínas são boas para o músculo! Você pode terminar prejudicando o seu organismo se o privar de outros nutrientes que precisa.

Mito 3: "Como não posso ir todos os dias para a academia e fazer exercícios intensos, melhor, então não faço nada".
Este é provavelmente o mito mais comum de todos, porque certamente tem um enorme componente de preguiça e falta de vontade. Lembre-se que fazer um pouco de exercício é melhor do que não fazer nada.

Portanto, se a sua desculpa é a falta de tempo para ir à academia, encontre outra. Em primeiro lugar, porque para fazer exercício não é preciso ir à academia, já que existem outras formas de se exercitar ao ar livre, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta. E segundo, porque a regra geral diz que, se você quer perder peso ou apenas mantê-lo, deve fazer de 30-45 minutos de exercício cardiovascular 4 ou 5 vezes por semana e pode distribuí-los ao longo do dia. Além disso, se você não pode fazer isso, pode, pelo menos, caminhar 15 minutos por dia, e isso fará uma grande diferença. Resumindo: você não tem que se matar na academia para ficar em forma, você pode procurar por outras formas de atividade física durante o dia.

E não é por ser insistente, mas a realidade é que "querer é poder". Se você pensar, 45 minutos por dia não é assim tanto tempo. Você pode se levantar 45 minutos mais cedo e dar esse presente para a sua saúde. Ou chegar em casa 45 minutos mais tarde e ir dormir satisfeito (a) e contente de ter feito algo bom para sua saúde.

Diga adeus aos mitos sobre o exercício!

Para mais informações, recomendamos a leitura do nosso artigo "Exercício Físico: Por Estética ou Por Saúde?".