Para aqueles que não gostam de usar óculos, as lentes de contato podem ser uma alternativa confortável e eficaz para corrigir problemas comuns de visão. Se for esse o caso, é importante ter alguns cuidados ao manusear e limpar esses pequenos dispositivos, já que de outro modo podem provocar infecções ou lesões oculares. Por isso, aqui estão 10 dicas para proteger a sua visão quando você usa lentes de contato.

Agora que você já tem as suas lentes de contato, é importante que você analise como cuidar delas para evitar lesões e infecções que podem provocar o seu mau uso.

10 Dicas Para Manter Suas Lentes e Seus Olhos em Boas Condições

1. Lave e seque bem as mãos antes de manusear as lentes. Use um sabão sem perfume, já que os que têm perfumes e óleos podem deixar uma camada em suas mãos que passa para as lentes e então causa irritação. Além disso, mantenha as unhas curtas, para evitar danificar a lente ou machucar seu olho enquanto você as coloca.

10 Dicas Para Proteger a Sua Visão Quando Você Usa Lentes de Contato

2. Não use água da torneira para lavar suas lentes de contato nem as enxágue com saliva (ambas contêm bactérias que podem causar infecções perigosas). Tampouco Nem use água com sal preparada em casa, porque também pode causar infecções.

3. Use as soluções de limpeza de lentes recomendadas pelo seu oftalmologista ou optometrista e siga as instruções de uso e armazenamento, ao pé da letra.

4. Minimize o contato de suas lentes com a água: retire-as antes de ir nadar ou tomar um banho quente.

5. Se você vai se maquiar, faça-o depois de colocar as lentes.

6. Sempre que você tirar suas lentes, lave e desinfete para o próximo uso (se são descartáveis​​).

7. Mantenha limpo o estojo onde você guarda as lentes. Lave-o com a mesma solução especial para lentes (não lave com água) e deixe-os vazios e abertos para que sequem ao ar livre.

8. Substitua as lentes (e o estojo que as contém), tal como te indicou o especialista.

9. Realize uma checagem das suas lentes de contato de forma intermitente. Aquelas que estão velhas e não se ajustam bem ao seu olho podem ferir a córnea ou causar o crescimento de vasos sanguíneos dentro da córnea.

10. Não use colírios quando estiver usando as lentes de contato, a menos que sejam específicos para o tipo de lentes de contato que você usa e o seu especialista tenha recomendado. Se o médico prescreveu gotas medicadas, espere que passem 30 minutos após aplicá-las para colocar as lentes de contato.

Por outro lado, existem algumas lentes que você deve tirar antes de ir dormir, já que não se recomenda dormir com elas. Consulte seu oftalmologista ou optometrista sobre os cuidados especiais que você deve ter de acordo com o tipo de lentes que você escolheu.

Lembre-se que existem diferentes tipos de lentes de contato que podem se adaptar melhor a sua condição e seus hábitos, as flexíveis, as rígidas e as híbridas, por exemplo, e que as lentes cosméticas também deve ser indicadas por um oftalmologista ou optometrista, já que as que são vendidas em lojas de roupa ou online são perigosas, pois podem causar infecções e danos permanentes à sua visão.

Também leve em conta que se você tem infecções frequentes nos olhos, alergias graves, olhos secos ou trabalha em um lugar empoeirado, você não é um candidato para usar lentes de contato. Nesses casos, fale com o seu oftalmologista (médico especialista em olhos) sobre outras opções para poder desfrutar de uma boa visão, de maneira confortável e segura.

Leia também: "Olhos Irritados: Cuidados para Suas Lentes de Contato".

Por último, não se esqueça que é importante consultar um especialista em visão com frequência e regularidade que te indique, para que o especialista possa verificar se a saúde dos seus olhos se mantém estável ou se é necessário fazer qualquer alteração no seu tratamento.