Você sabia que quase metade das lesões oculares não ocorre em locais de trabalho ou em áreas industriais, mas em casa? Ou que 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados com uma proteção adequada? Por isso, é muito importante tomar cuidado para evitar que se produzam danos que podem ter consequências graves nos olhos e até provocar a perda da visão.

Às vezes, são os acidentes menores aqueles que provocam maiores danos, e em muitas oportunidades ocorrem em casa, durante incidentes que poderiam ter sido evitados. Golpear um dedo do pé na perna de uma peça de mobiliário, escorregar na banheira e se queimar na cozinha são apenas alguns exemplos de uma lista que poderia ser longa e da qual os olhos não estão isentos.

Proteja os Seus Olhos das Lesões em Casa

De acordo com dados da Academia Americana de Oftalmologia e a Sociedade Americana de Trauma Ocular, tomados de uma pesquisa de âmbito nacional nos Estados Unidos, mais de 40% das lesões oculares foram causadas enquanto as pessoas faziam tarefas domésticas, no jardim e na cozinha. Fazendo o quê, por exemplo? Pois ocupações das mais simples, cotidianas e necessárias, como fritar a comida ou limpar com cloro.

A lista poderia ser longa e variada, aqui apenas podemos te contar algumas das situações comuns que escondem os riscos que costumam passar despercebidos, mas que podem ser reduzidos com os cuidados apropriados:

  • Se você está usando um óleo muito quente para fritar, basta que espirrem algumas gotas fervendo em seu rosto e entrem em um dos seus olhos para afetá-lo seriamente.
  • Se você está limpando alguma coisa com produtos químicos irritantes - como o cloro, limpador de forno, solventes ou limpadores de piscina – e espirram em seus olhos, também pode ser muito perigoso.
  • Se você está abrindo uma garrafa de vinho espumante, sidra ou champanhe e a rolha sai voando, pode ser como um projétil se chegar a atingir um dos seus olhos.
  • Se ao cortar a grama do jardim ou podar as plantas saltam ramos ou pedra soltas, também são como projéteis que podem ferir os olhos.
  • Se você trabalha na garagem com ferramentas que produzem fragmentos ou partículas de poeira (serras, lixadeiras, furadeiras), alguns deles podem saltar e ferir os seus olhos.
  • Se ao cair ou tropeçar com mobiliário ou almofadas você bate os olhos, é claro que é perigoso.

A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado usando a proteção correta que, em geral, consiste em usar óculos especiais de acordo com cada atividade. Por exemplo, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda usar óculos de proteção ao fazer consertos em casa, ao usar produtos químicos para a limpeza e até quando as crianças preparam projetos escolares nos quais estão em contato com colas e tintas que possam acidentalmente entrar no olho, ao esfregar o rosto com as mãos sujas.

Leia também: "Proteja Seus Olhos Destes Três Perigos...".

Outros cuidados que podem ajudar você e sua família são:

  • Leia os rótulos dos produtos de limpeza e produtos químicos para saber como usá-los corretamente. Use óculos e luvas de proteção ao aplicá-los e não misture produtos, para evitar reações que possam perigosas também para a sua pele e seus pulmões.
  • Garanta tapetes para evitar quedas.
  • Tenha cuidado com objetos cortantes (facas e tesouras), assim como com as extremidades dos móveis em ponta, especialmente se na casa existem crianças e idosos.
  • Antes de cortar a grama, remova as pedras ou qualquer tipo de lixo que possa saltar, convertendo-se em um projétil.
  • Ao usar um frasco de spray, certifique-se de que o bico aponte na direção contrária a você.
  • Tenha cuidado ao fritar. Se você não tem um protetor para a gordura, para usar sobre a frigideira, use óculos de segurança ao fazer.
  • Em festas, evite o uso de fogos de artifício em casa. Melhor desfrutar da celebração de fogos de artifício do seu município.

Não é tão difícil, certo? Uma boa ideia é ter óculos por todos os quartos onde você possa precisar, assim os terá sempre à mão. Além disso, leve em conta que às vezes não é suficiente proteger a quem está realizando a atividade, mas também é necessário que o faça todos aqueles que estão ao seu redor.

Muitas vezes, as crianças observam seus pais enquanto fazem alguns consertos em casa ou outros trabalhos e, portanto, também estão em risco de lesão. Nesses casos, faça com que se mantenham a uma boa distância ou que também usem óculos de proteção.

Explique aos outros membros da sua família os riscos que correm e incentive-os a cuidar dos seus olhos sempre que necessário, para que todos possam continuar desfrutando de suas atividades de maneira segura.